Inicia plantio de trigo na região de Campos Novos

trigoA safra de trigo finalmente começou pra valer na região de Campos Novos. Nesta semana, as máquinas saíram das garagens das propriedades e foram para a lavoura semear a cultura que tem maior representatividade em área de plantio no inverno.

A reportagem do Jornal O Celeiro esteve na terça-feira, 28 de julho, na propriedade do produtor de grãos José Antônio Chiochetta, conhecido como Chico. Nesta safra, assim como nas anteriores, Chico irá semear 345 hectares de trigo. Na quarta-feira, 29, o plantio da cultura estava em 30% do total, mas na safra anterior, por exemplo, o plantio de trigo estaria sendo finalizado neste final de mês de julho.

De acordo com Chico, as chuvas prejudicaram muito o plantio, porém, a safra não deve ser prejudicada pelo excesso de chuvas neste período. “Hoje estamos com 30% da área total plantada. Nas outras safras estávamos finalizando o plantio no final de julho, mas as chuvas prejudicaram o início do plantio. Mesmo assim, acreditamos em uma boa safra de trigo, porque seguimos alguns princípios de plantio e manejo da cultura”, afirmou.

Sobre o método utilizado no plantio, Chico ressalta que a alta tecnologia empregada na cultura, é o que dá resultado em produção e qualidade do produto. “Nós fazemos lavoura de trigo com alta tecnologia. Investimos em adubação e em sementes de trigo melhorador para produzir acima de 70 sacos/ha, para ter renda. Só assim é que temos bons resultados na cultura”, destacou Chiochetta.

O investimento em trigo melhorador, que é o trigo de melhor qualidade e mais valorizado no mercado, responde por 70% na área de plantio da propriedade de Chico Chiochetta. “Com o trigo melhorador, temos um ganho maior entre 10 a 15%, em relação ao trigo convencional. Esse é um diferencial no investimento”, confirmou. A expectativa de Chico Chiochetta é que a safra de trigo tenha uma produtividade média entre 70 a 80 sacos/ha. Na safra de 2014, a produtividade média foi de 71,5 sacos/ha.

 

* A reportagem completa você confere na edição impressa do Jornal O Celeiro de 30 de julho.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui