Fazenda Renascença leva quatro prêmios da raça Angus na ExpoLages 2015

grande campeonato da raça 1 (1)
A fêmea Iluminada da Esperança levou o prêmio de Reservada de Grande Campeã da Raça Angus Foto: Maiara Gonçalves

A Fazenda Renascença garantiu quatro prêmios nos julgamentos da raça Angus realizados durante a ExpoLages 2015, maior feira agropecuária de Santa Catarina que encerrou no domingo (18), em Lages, no Planalto Serrano. A fazenda de propriedade da família de Nelson Antônio Serpa participou do evento com 23 animais de destaque da raça Angus, oito fêmeas rústicas e 15 machos e fêmeas de argola.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. A Fazenda Renascença conquistou os prêmios de campeão touro dois anos, campeã vaca adulta, melhor fêmea rústica PO e também a reservada de grande campeã da raça Angus”, conta o criador Nelson Serpa, que recebeu os troféus na noite de sábado (17), acompanhado da esposa Doroti, da filha Lilian e do genro Vilmar.

O julgamento foi feito pelo criador argentino Nelso Ariel Macaño, que já participou de importantes exposições no Brasil, como nas cidades de Esteio (RS) e Londrina (PR), e tem reconhecida experiência no meio. “Acompanho feiras e exposições no Brasil há nove anos e percebo o quanto os animais vêm melhorando. Os animais daqui podem competir com igualdade com os animais da Argentina, país com tradição na criação da raça Angus. Essa qualidade mostra que o Brasil vem produzindo muito bem”, ressalta o julgador.

Tipo ideal

Para o criador e técnico gaúcho, Luiz Felipe Cassol, que acompanhou os julgamentos da raça Angus na ExpoLages 2015, embora o Brasil venha melhorando ao longo dos anos a pecuária bovina, é preciso que os produtores daqui identifiquem o melhor padrão como fizeram os criadores argentinos. “A Argentina conseguiu identificar o tipo zootécnico de animal que melhor se adapta conforme cada região. O tipo zootécnico independe de raça, são características que tornam viável e sustentável a produção de um determinado tipo de animal em determinado lugar”, explica Cassol.

Segundo o criador, a elite de criadores brasileiros já identificou esse tipo ideal, o que é fundamental para atingir a qualidade necessária da carne bovina. No entanto, boa parte dos produtores ainda precisa melhorar esse aspecto e o trabalho com genética de ponta se torna fundamental para garantir a qualidade da carne que os consumidores desejam. “A raça Angus é considerada a raça mais importante no mundo em termos de carne. No Brasil, a tendência é a mistura das raças zebuínas e Angus em razão das condições climáticas. Santa Catarina, contudo, tem um clima extremamente favorável à criação do Angus puro”, avalia Cassol.

Os prêmios da Fazenda Renascença na ExpoLages 2015:

Julgamento dos animais de argola

·         Campeão Touro Dois Anos

·         Campeã Vaca Adulta

·         Reservada de Grande Campeã da Raça Angus

Julgamento dos animais rústicos

·         Melhor Fêmea Rústica PO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui