Railroad Brothers nos trilhos da aventura

12180859_10204897743153281_866823761_oMochileiros partem de Campos Novos para desafiar Ferrovia do Trigo no RS.

Você teria coragem de encarar uma caminhada de 50 quilômetros sobre trilhos, pedras, túneis “sem fim” e pontilhões vazados com mais de 100 metros de altura em uma ferrovia ativa? Essa é a aventura que o grupo de mochileiros Railroad Brothers pretende encarar neste final de semana, na travessia ferroviária entre as cidades de Guaporé e Muçum, no Rio Grande do Sul.

Esta não é a primeira vez que os aventureiros encaram o desafio. De acordo com um dos membros, o designer Guilherme Hoefelmann, o sentimento é de revanche. “Completamos esta mesma trilha a duras penas e muito perrengue em 2014, no início deste ano repetimos, mas não conseguimos completá-la, agora vamos para o tira-teima”, disse.

Popularmente conhecida como Ferrovia do Trigo, a via férrea é dona do imponente Viaduto do Exército – ou Viaduto 13 -, a segunda maior ponte ferroviária do mundo, com 143 metros de altura. Mas o ponto de maior adrenalina aparece na travessia do viaduto “Mula Preta”, uma ponte vazada, sem corrimões e parapeito, que exige dos trilheiros muita perícia e sangue frio para cruzar o caminho passo a passo como equilibristas sobre os dormentes.

“A gente faz a trilha em grupo, mas na hora de superar desafios cada um tem o seu. Há quem não sinta a cócega da altura, há quem trema as pernas. É bom estar “sozinho” lá em cima, sempre com aquele receio de que o trem apareça e você não tenha para onde correr. É como a vida”, conta o escritor Marcos Holtz, autor de uma novela que narra a saga de 2014.

Os preparativos estão em fase final. O percurso exige dois dias de forte caminhada e uma noite de acampamento. Os mantimentos mais comuns para a empreitada são enlatados como atum, bolachas e macarrão instantâneo. A reserva de água é fundamental, já que no caminho não é comum encontrar fontes confiáveis.

Além de Guilherme Hoefelmann e Marcos Holtz, Vagner Porto, Guilherme Lages Santos e Felipe Götz participam deste desafio nos trilhos gaúchos.

Você pode acompanhar a aventura e conhecer mais dos participantes pela página do Facebook “Railroad Brothers”.

Saiba mais sobre o viaduto Mula Preta

mula
Viaduto Mula Preta (Foto: Felipe Götz)

O viaduto Mula Preta, situado no município de Dois Lajeados, é um dos grandes símbolos da Ferrovia do Trigo. Construído com arrojada tecnologia para a época (anos 60 e 70), tem suas colunas de sustentação feitas em concreto armado, com uma altura máxima de 98 metros no pilar central e os dormentes que sustentam os trilhos, totalmente assentados em estrutura metálica. Seu comprimento é de 360 metros. O viaduto não possui corrimões nas laterais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui