Vamos falar sobre Valentina?

DSC_0315Valentina é uma menina de 12 anos que está participando de um reality show sobre culinária, MasterChef Jr, na Band. Até aí não seria nada anormal, o problema foi a repercussão que uma menina de 12 anos causou apenas por aparecer no programa. Durante a primeira exibição ela foi alvo de comentários de pedófilos no Twitter. Em resposta ao assédio sofrido por Valentina, mulheres lançaram a hashtag #PrimeiroAssédio onde compartilharam corajosamente seus relatos de como aconteceu isso na vida delas. Vale lembrar que assédio sexual pode acontecer de forma sutil ou explícita, é preciso ficar atento.
Por mais pavoroso que isso pareça ser, é preciso ir além do caso Valentina. Assédio contra mulheres não é uma novidade. Infelizmente a maioria das mulheres que você conhece já passou por alguma situação assim. E infelizmente começa cedo demais.
Eu fico espantada quando ouço alguém dizer: “agora as mulheres estão reclamando quando recebem cantadas na rua, elas tinham que gostar, se sentirem elogiadas.” Amigo é fácil falar isso quando não é você o alvo desse tipo de situação, provavelmente você nunca teve que mudar de lado da rua para não passar na frente de algum grupo de homens e ser observado de cima a baixo. Possivelmente você nunca saiu caminhar depois do trabalho e teve que voltar rápido pra casa por que percebeu que alguém estava seguindo você. Provavelmente nunca percebeu um carro “coincidentemente” fazendo o mesmo trajeto que a sua caminhada.
Dia desses estava na internet e vi uma notícia onde mulheres postaram fotos de como estavam vestidas na hora em que foram assediadas e as fotos não mostravam roupas coladas e decotadas, mostravam roupas do cotiando, blusa, jeans. E mesmo que as roupas fossem coladas, decotadas, indecentes, como diriam os puritanos, isso não da direito de outra pessoa invadir o seu espaço ou seu corpo. Se o seu discurso é: “mas também, olha o jeito que ela estava vestida, estava pedindo”. Por favor, vai se tratar que há esperança pra você.
Para finalizar a redação do ENEM desse ano trouxe como tema “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e gerou uma grande polêmica entres as pessoas. Seria esse um assunto realmente importante?

Por: Drialli Dalazen

Publicitária.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como um bom leitor não gosto de ler jornais, porém sempre que tive oportunidade vou sempre para as colunas, desde então adoro colunas, sejas elas bem abrangentes… Adoro. Não poderia ser diferente com a sua coluna, tal que, por estar abordando um assunto berrante aos ouvidos de todos os Brasileiros nesta edição, e confesso: Não sabia do fato até que a sua pessoa o relatasse em sua coluna para que dai então eu tivesse este conhecimento. Como eu lhe disse não gosto de jornais mas vem a te a minha mão O CELEIRO por trabalhar na portaria da Estrutural Zortea e antes de fazer minha obrigação eu dou uma espiada em sua coluna, e, claro na capa, por isso estou a escrever… PARABÉNS por abordar este assunto e ter como destaque em sua coluna temas dos quais as pessoas deveriam ter gosto em ler e absorver, uma pena nem todas as colunas de determinados jornais não tenham bom conteúdo como o que você apresenta na sua. Mais uma vez Parabéns por detonar (no bom sentido) em sua coluna.

    • Olá Elton, fico imensamente feliz em ler o seu comentário. Sempre procuro um tema que ajude alguém, que me ajude ou que faça as pessoas refletirem sobre as situações. Escrever sobre coisas do cotidiano sempre me agradou bastante. Espero que continue lendo minhas colunas, tudo de bom para você, forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui