Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Cotidiano / Ações para reduzir o analfabetismo

Ações para reduzir o analfabetismo

tn_620_600_PENAD__090910SDR Campos Novos promove reunião na tentativa diminuir os índices de analfabetismo na região.
Na terça-feira, 17, a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos promoveu uma reunião com os secretários municipais de educação dos municípios que compõem a 8ª Regional, na tentativa de propor ações para diminuir os índices de analfabetismo na região. A reunião aconteceu no auditório da SDR Campos Novos.

Por meio do programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação e por intermédio do Governo do Estado de Santa Catarina, a Gered pretende, em parceria com os municípios, oferecer turma no Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja, para atendimento desta demanda. “O que estamos propondo é levar o Ceja para os municípios ou comunidades onde este índice é elevado. Para isso, precisamos que os municípios realizem uma pesquisa de público, nos mostrando dados concretos para que possibilitemos a criação destas turmas em locais que facilitem o acesso dos interessados”, explicou Patricia Tomazoni Pelentir, Gerente Regional de Educação.

O momento agora de captação do público alvo será feito por intermédio dos municípios. A Gered de Campos Novos tem até dia 30 deste mês para informar a intenção de criação de turmas para a Secretaria de Estado da Educação, para que ela faça a adesão ao programa. Segundo Patrícia, para que as turmas sejam criadas é necessário o interesse de apenas sete alunos em comunidades do interior e de 14 na cidade.

Conforme os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a 8ª Regional possui 9,81% da população composta por analfabetos com idade acima de 15 anos. Os municípios com o índice mais elevado são Vargem, com 13,9%, seguido de Brunópolis, com 13,6% da população. Ibiam é o município com a menor taxa da região, de 6,2% da população.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Alcides Mantovani este é um assunto que tem prioridade dentro da Secretaria. “Estamos colocando como meta reduzir esta porcentagem em nossa região. A Gered e o Ceja estão com suas estruturas voltadas para facilitar a abertura de turmas nos municípios que mostrarem interesse em reduzir essa taxa. Esperamos que todos queiram aderir ao programa para modificar essa realidade que reflete de forma direta no desenvolvimento econômico da região.”, disse.

Via Camila Bebber Gomes.
Assessoria de comunicação SDR.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *