Quarta-feira , 18 Setembro 2019
Home / Saúde / Morador do Bairro Santo Antonio é picado por escorpião

Morador do Bairro Santo Antonio é picado por escorpião

OKVigilância Sanitária orienta para cuidados a fim de evitar o aparecimento de escorpiões.

A manhã de sábado, 14, foi de susto para o morador do Bairro Santo Antonio, Antonio Marcelino Correa. Márcio, como é conhecido pelos amigos e na comunidade onde mora, calçou o tênis e quando chegou ao portão para deixar sua casa e se deslocar ao trabalho, sentiu uma forte picada em um dos dedos do pé.
Com dores fortes e amortecimento na área ferida, ao retirar o tênis, verificou se tratar de um escorpião que estava alojado em seu calçado. O bicho peçonhento foi morto e Márcio se deslocou imediatamente ao hospital para atendimento médico. O morador relatou à nossa reportagem como ocorreu o fato.
“Calcei a meia e depois o tênis que estava na sala, saí e quando abri o portão senti uma picada forte na ponta do dedo e já amorteceu o pé. Tirei rapidamente o tênis e o escorpião saiu de dentro e eu matei. A dor é muito forte e até chegar ao hospital, eu já sentia doer até na altura do tornozelo. Mesmo medicado, a dor permaneceu por mais de 24 horas”, relatou.
Segundo o morador, esta não foi a primeira vez que houve o registro do aparecimento de escorpiões em sua residência, sendo constatado por mais duas vezes.

Vigilância Sanitária orienta

O aparecimento de escorpiões na cidade é monitorado pelo Serviço Municipal de Vigilância Sanitária, que notifica os casos. Felizmente, na região, afirma o fiscal sanitário, Jhonatas Marques, a espécie de escorpião que tem aparecido embora apresente alguma dose de veneno, não é letal. Porém, mesmo sem uma reação mais grave, é preciso que o serviço de saúde seja procurado.
“A orientação é primeiro lavar bem o local com água corrente e sabão e procurar atendimento médico. Esses escorpiões que tem aparecido aqui, nós temos monitorado. Sempre que encontrados nós encaminhamos para Joaçaba para análise. Nunca foi achado nenhum potencialmente venenoso. Todos tem uma certa dose de veneno, mas nenhum é considerado letal. Temos monitorado em várias partes da cidade e o maior número de notificações é no Bairro Aparecida e Centro”, esclareceu o fiscal sanitário.
Idosos e crianças podem apresentar reações mais severas à picada do escorpião, porque apresentam imunidade mais baixa, disse ainda Jhonatas. É preciso estar atento e verificar calçados e roupas antes de usar. O aparecimento de escorpiões ocorre muito na primavera, por ser época de reprodução. Cuidados também com acúmulos de entulhos e lotes sujos.
“O que orientamos é que evitem acumular lixo e entulhos ou se tem algum vizinho com lote sujo ou com material acumulado, que nos seja informado a fim de que possamos notificar para que ocorra a limpeza. Uso de veneno (herbicidas) não é recomendado porque pode afetar outras espécies de animais”, concluiu.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *