Pilates traz incontáveis benefícios à saúde

IMG_0157A prática do pilates vem ganhando cada vez mais adeptos. Fisioterapeuta fala sobre os benefícios da atividade que tem entre seus princípios controle, concentração, respiração correta e precisão.

A cada ano acompanhamos o aparecimento de diversas modalidades de atividade física que prometem milagres ao corpo. Muitos desses métodos, porém, acabam perdendo força, por não se mostrarem totalmente eficazes. Não é o caso do pilates, que ganhou força no mundo todo, pois provou ser um verdadeiro aliado da saúde e bem estar.

A prática foi inventada pelo alemão Joseph Pilates, que buscou inspirações nas artes marciais, técnicas de meditação e alongamento para criar exercícios que fortalecessem e trabalhassem o corpo como um todo. Devido a complicações motoras durante a sua infância, ele pensou que viveria para sempre em uma cadeira de rodas, mas teve uma vida longa e saudável, graças à prática constante dos exercícios.

A fisioterapeuta Thaís Gomes de Almeida, instrutora de Pilates na Clínica La Santé em Campos Novos, afirma que o método trabalha Condicionamento Físico e Reabilitação, o que inclui mais de 500 exercícios realizados no solo e em aparelhos que visam restaurar o equilíbrio e a força natural do corpo. “Os exercícios de pilates conseguem trabalhar mais que um grupo muscular em um único exercício”, enfatizou.

O principal objetivo é o fortalecimento do core, conjunto de músculos que suportam e estabilizam a coluna, abdômen, pelve e quadris. “O primeiro intuito é o fortalecimento de core, que é a musculatura de estabilização do nosso corpo. É uma musculatura mais interna e é preciso fortalecê-la para prevenir lesões em atividades da nossa vida diária. O pilates desenvolve consciência corporal, força, resistência, melhora o equilíbrio, a postura e a flexibilidade, dando estabilidade. Melhora também a autoestima e estimula um estilo de vida saudável, porque é um exercício gostoso de fazer”, informou Thaís.

IMG_0150

A redução do estresse, a respiração correta e o controle muscular também são benefícios do pilates citados pela fisioterapeuta. “Você se concentra na respiração e aprende a controlar o seu corpo”, explicou.

Força concentrada no abdômen e prevenção de lesões

Thaís Gomes de Almeida esclarece que na prática do Pilates a força em qualquer movimento do corpo, é concentrada primeiro no abdômen. A fisioterapeuta ressalta que a maioria das lesões aparece porque as pessoas concentram sua força de forma incorreta.

“Então toda a nossa força tem que ser concentrada no abdômen, porque é a musculatura que envolve o core. Toda esta musculatura tem que estar trabalhando em conjunto para que os outros músculos do nosso corpo consigam fazer movimentos harmônicos e corretos. Geralmente as lesões ocorrem por causa disso, as pessoas quando vão erguer caixas pesadas do chão ou pegar objetos pesados em altura, acabam se machucando porque concentram força na coluna, ombros, joelhos, etc. Devemos aprender que temos que concentrar a força sempre no abdômen para depois distribuir a outros membros”, esclareceu.

A prática do pilates se baseia em movimentos de qualidade, com princípios de centralização, controle, respiração, concentração, precisão e fluidez. “Tem até uma frase do Joseph que ele fala que “não importa o que você está fazendo, importa como você está fazendo”. Então é necessário que você tenha consciência do movimento para que você contraia mais musculatura e a atividade fique mais leve. A respiração correta é a parte fundamental do pilates, principalmente por causa da ativação do core. Praticar pilares sem respiração, não é pilates”, reforçou Thaís.

Corrigindo lesões de coluna

O pilates também corrige e evita o aumento de lesões da coluna, informa a fisioterapeuta. “Hérnias de disco, doenças degenerativas e desvios posturais como escolioses, cifoses e lordoses, estão entre as patologias mais comuns de coluna que conseguimos melhorar com o Pilates, porque os exercícios fortalecem a musculatura e melhoram a estabilidade da coluna, é isso que permite a melhora da postura e evita que as lesões se agravem”, esclareceu.

Pilates emagrece?

O questionamento é constante, principalmente pelas mulheres que praticam a atividade. Thaís esclarece: “Pilates emagrece sim, embora não seja uma atividade aeróbica, o método auxilia na perda de peso. Ele tem como foco o tônus muscular, o resultado pode não aparecer na balança, mas aparece nas medidas. A musculatura vai ficar definida, aumentando a massa magra. Desta maneira o pilates auxilia no emagrecimento, delineando o corpo e acelerando o metabolismo, além, claro de uma alimentação balanceada”, destacou.

A fisioterapeuta também recomenda conciliar a prática do pilares com uma atividade aeróbica. “O ideal é conciliar o pilates á uma atividade aeróbica, para obter resultados mais rápidos, uma das opções que tenho trabalhado nas aulas é o HIIT (High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, que consiste numa atividade de curto tempo e alta intensidade. São exercícios que tomam no máximo 15 minutos por dia, porém numa intensidade que consegue continuar queimando calorias por até 48h. Temos obtido ótimos resultados utilizando o HIIT aliado ao pilates”, destacou.

Qualquer pessoa pode praticar o pilates, disse ainda Thaís Gomes de Almeida, que atende desde crianças de dez anos até idosos com mais de 70 anos de idade. A prática do pilates, como qualquer outra atividade física, deve ser contínua para obtenção dos resultados desejados.

O mínimo é uma vez e o ideal de duas a três vezes por semana. “Em 10 sessões você começa a ver resultados, em 20 sessões os outros começam a ver resultados em você e em 30 sessões, você já tem outro corpo. O pilates muda as pessoas de dentro para fora”, finalizou.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui