Projeto ‘Caravana Teatral nas Escolas’, chega a região na próxima semana

Projeto realizará 20 apresentações gratuitas em escolas da regiãoO grupo Teatrando Por Aí, de Florianópolis, chega dia 23 de novembro à Anita Garibaldi com o projeto “Caravana Teatral nas Escolas”, apresentando a peça ‘Onde foi parar a Dona Gentileza?’, patrocinado pela Enercan – Campos Novos Energia, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O projeto tem o objetivo de levar gratuitamente 20 apresentações teatrais voltadas para a infância e juventude, percorrendo de 23 de novembro a 1º de dezembro diversas escolas públicas de ensino fundamental nos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, como Anita Garibaldi, Abdon Batista, Celso Ramos e Campos Novos, respectivamente, contribuindo com a democratização e popularização da arte teatral.

Alexsandra Antoniazzi, representante da Enercan, acredita que o projeto é uma oportunidade para levar cultura e espetáculos nos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos. “É importante proporcionar momentos de descontração e, ao mesmo tempo, de aprendizagem para as crianças, principalmente pela temática do projeto, voltado para o resgate de valores como o respeito e a gentileza com as pessoas e às diferenças. Além de valorizar a cultura e o teatro na região”.

Para Eder Schmidt, ator e coordenador artístico do projeto, esta é uma iniciativa que permite às criações do grupo Teatrando Por Aí terem maior alcance de público e, consequentemente, a possibilidade de ocorrer algum tipo de transformação individual ou coletiva. “Esse projeto é uma espécie de mola propulsora das ações culturais do grupo, possibilitando um contato direto e democrático com o nosso público. E o resultado é uma cadeia cultural frutífera entre artistas, sociedade e empresas”.

O grupo Teatrando Por Aí, desde 2008, desenvolve projetos culturais voltados para a infância e juventude. Através dessa iniciativa já foram realizadas mais de 600 apresentações gratuitas, beneficiando cerca de 65.000 crianças e jovens. Esta é terceira vez que o grupo se apresenta na região através do patrocínio da Enercan.

A PeçaMalu tenta devolver às pessoas a gentileza que fez perder

‘Onde foi parar a D. Gentileza?’ é o primeiro espetáculo do grupo Teatrando Por Aí a ter como público alvo os pré-adolescentes e os adolescentes. Neste espetáculo o grupo aborda a questão dos valores da vida em coletivo e tenta abrir possibilidade para que um novo olhar seja lançado sobre a realidade a partir da história contada.

De acordo com Marina Monteiro, atriz e autora do texto, sua percepção no dia-a-dia com a falta de pequenos gestos gentis entre as pessoas a levaram a transpor seus sentimentos neste texto que acabou virando uma peça de teatro. “A Gentileza aqui é com letra maiúscula e muito humana. Ela se perde, some e vai parar em todos os lugares. Ela deixa pistas e vai podendo ser encontrada em qualquer lugar, a partir do encontro de um olhar, de um sorriso, de um tempo ganho com o outro, com a natureza e com o mundo”.

O espetáculo ‘Onde Foi Parar a Dona Gentileza?’ conta a história de Malu, uma adolescente que costuma ter hábitos gentis e seguir as convenções da boa educação, mas que ao ser tão destratada pelas pessoas nas ruas, resolve mudar seu comportamento e deixar de ser gentil enquanto não receber sua gentileza de volta. Nesta decisão, Malu dá início à máquina da “desgentileza” e desperta uma engrenagem de más ações entre as pessoas. Ao viver as desventuras da vida em coletivo, a menina tenta desfazer a confusão por ela iniciada e se depara com um longo caminho pela frente. Será que Malu está preparada para viver uma jornada cheia de realidade e situações absurdas?

CRONOGRAMA:

DATA MUNICÍPIO ESCOLA Apresentações
 

23/11

 

Anita Garibaldi

 

Escola José Borges

 

APAE

 

 

04

 

24/11

 

Abdon Batista

 

-Escola Municipal Luiz Zanchett

 

-Estadual José Zanchetti

 

02

 

25/11

 

Celso Ramos

 

– Escola Rafaela Suppi

-Núcleo São Pedro

-Núcleo Santo Antônio

-Escola Tempo Integral

 

02

 

26/11

 

Campos Novos

 

CAIC Profª Nair da Silva Gris

 

 

02

 

27/11

 

Campos Novos

 

GEM Jardim Bela Vista

EIM Maria Gorete Delevi Becker

EIM Profª Carlotina Antunes

 

02

 

30/11

Campos Novos EMEF Novos Campos

Escola Itinerante

GEM Waldemar Rupp

 

04

 

01/12

 

Campos Novos

 

EMEF Santa Julia Billiart

EIM Pe. Jósimo M. Tavares

EIM São Simão

GEM Dep. Waldemar Rupp

 

04

 

 

 

Total

   

20

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui