Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Opinião / Colunistas / Você está ouvindo bem?

Você está ouvindo bem?

DSC_0315Antes de tudo gostaria de esclarecer que esse não é um estudo da área da saúde para testar se seu sentido de audição está 100%, mas tem a ver com ele sim, de outra forma. Você está ouvindo bem quem procura você para conversar?
Já explico a finalidade desse texto. Nesta semana tive acesso a um vídeo muito engraçado ou trágico, não sei ainda, em que um homem fazia perguntas surreais para as pessoas nas ruas para identificar qual seria a reação delas. Ele fez várias perguntas e entre elas tinha as seguintes pérolas:
“- Olá senhor tudo bem? Poderia me dar uma informação? Qual é o caixa eletrônico mais perto para a gente explodir?” AÍ o senhor todo atencioso indicou como ele conseguiria chegar até o caixa sem nenhum espanto. Seguindo adiante ele parou outra pessoa e perguntou: – “Olá sabe dizer onde fica a Fazendinha? Eu tenho uma senhora pra torturar lá?” Novamente a pessoa sem se impressionar com a pergunta indicou o caminho mais fácil para chegar ao local solicitado. E assim seguiu o vídeo dele pedindo lugares para assaltar, explodir e torturar e as pessoas indicando com a maior naturalidade.
Pergunto: você está ouvindo bem? Durante a correria do dia a dia adotamos comportamentos automáticos e nem olhamos mais olho no olho, nem um bom dia sai durante o processo e vamos direto ao assunto. Quanto do seu tempo você dedica para ouvir alguém sem interromper ou dar aquela olhada nas atualizações do celular enquanto o outro fala? O mundo precisa de gente para ouvir e falar menos de si. Ou nossas histórias são sempre mais interessantes?
Lembro-me de uma dinâmica que participei, já faz um tempo, não sou muito fã de dinâmicas, mas essa me marcou. Em uma sala pessoas faziam um circulo e o instrutor da dinâmica pediu que cada um se apresentasse, seguindo o circulo. A primeira pessoa falou, a segunda também e quando a terceira pessoa iniciou a sua apresentação o instrutor da dinâmica pediu: o que você lembra da apresentação do colega que falou antes de você? E a pessoa envergonhada não sabia dizer nenhuma informação.
Estamos muito focados em nós que esquecemos o outro, se ouvimos, não ouvimos bem.

Por: Drialli Dalazen – Publicitária.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *