Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Saúde / Aids: 75 pacientes estão em acompanhamento pela saúde pública em CN. Ação é realizada nesta terça-feira, 1º

Aids: 75 pacientes estão em acompanhamento pela saúde pública em CN. Ação é realizada nesta terça-feira, 1º

HIV-AIDSO Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado todo 1º de dezembro e tem como objetivo lembrar a sociedade da intensa luta contra a doença, trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio às pessoas infectadas pelo vírus HIV/AIDS. A data existe desde o final dos anos 80 e é quando geralmente são realizadas diversas campanhas de sensibilização sobre a AIDS.

Neste ano, a data caiu na terça-feira, 1º de dezembro, e para marcar o dia, em Campos Novos a Vigilância Epidemiológica realiza ação de sensibilização e orientação sobre a Aids. O evento aconteceu na Praça Lauro Müller, no horário entre 09 e 12hs. Serão repassadas orientações sobre a doença, distribuídos panfletos e neste ano pela primeira vez será realizado o teste rápido de Aids. Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

Números da AIDS em Campos Novos

Segundo Rosangela de Sá Baldin, com base nos registros da Vigilância Epidemiológica, em 2015 passaram pela Saúde Pública no município, 91 pacientes com AIDS. Destas 91 pessoas, 75 ainda estão em acompanhamento, 35 homens e 40 mulheres, entre eles 3 gestantes soropositivo, um menino de 2 anos e 4 crianças expostas (1 menino e 3 meninas). Rosangela explica que são filhos e filhas de mães soropositivo, acompanhados um ano e meio após o nascimento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *