Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Agronegócio / Selo de qualidade é conquistado mais uma vez pelo laboratório de solos da Unoesc Campos Novos

Selo de qualidade é conquistado mais uma vez pelo laboratório de solos da Unoesc Campos Novos

LAB SOLOS 1 CNV 1215O laboratório de solos da Unoesc Campos Novos obteve novamente o selo de qualidade, para o ano de 2016, da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo (ROLAS). Após parecer favorável da vistoria, este laboratório, que presta serviços de análises físicas e químicas do solo, como também de resíduo, tecido vegetal e calcário, atingiu o conceito “A”.

O selo de qualidade é deferido anualmente aos laboratórios que atingem o conceito mínimo “B”, com participação de dados de 90% com grau de exatidão. A conquista desse selo garante a precisão nos resultados obtidos. Isso significa que, ao enviar as amostras para a análise, o cliente poderá confiar no trabalho que é feito nesses laboratórios.

Na última sexta-feira, 04, a professora doutora do curso de Agronomia, Analu Mantovani, responsável técnica pelo laboratório de solos, participou da 47ª Reunião Anual da ROLAS dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento ocorreu no auditório do Centro Técnico da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), e discutiu vários assuntos relacionados aos laboratórios e ao controle de qualidade.

Atualmente, participam do programa de controle de qualidade de análise de solos 28 laboratórios, sendo que o selo de qualidade é determinado pela exatidão média anual, obtida por meio da precisão do laboratório nas determinações dos atributos de quatro amostras de solo analisadas mensalmente.

O laboratório da Unoesc Campos Novos solicitou a inclusão ao coordenador da ROLAS na Reunião Anual em dezembro de 2012. A solicitação foi aprovada em 2013 e o laboratório avaliado conforme os requisitos mencionados acima. Na reunião de dezembro de 2013 foi aprovada a inclusão definitiva do laboratório, com parecer favorável da vistoria e conceito “A”. Com essa aprovação no ano de 2014 foi certificado, fazendo jus ao selo de qualidade. Essa conquista vem sendo alcançada até hoje.

  • Com informações da assessoria da Unoesc.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *