Unoesc inaugura nova sede em Campos Novos nesta quinta-feira

unoescA Unoesc, uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais de Santa Catarina, deixará mais um legado: a nova sede em Campos Novos. A inauguração acontece nesta quinta (31), às 19h30, com a presença dos dirigentes da instituição e autoridades regionais.

Construída desde outubro de 2014, a obra é modelo de edificação, por seguir padrões de sustentabilidade. Conforme explicou o diretor geral da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, a nova estrutura possibilitará o armazenamento da água das chuvas e a geração de energia por meio de placas solares e gerador eólico, o que pode ser considerado um diferencial para a região.

“A Unoesc trabalhando com a sustentabilidade está de certa forma servindo como exemplo para a comunidade local e regional, que muitas vezes faz novas edificações sem seguir esses padrões sustentáveis. Hoje a universidade não somente ensina a sustentabilidade aos seus alunos, mas também aplica”, explicou o diretor.

Mais de 175 mil litros de água poderão ser armazenados em 16 caixas instaladas na sede, para a irrigação de jardins, atividades agrícolas e uso nos laboratórios dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Torneiras externas com adaptações também foram instaladas visando à utilização em limpezas de calçadas e vidros. Segundo Diego, a capacidade é considerada excelente, atendendo com sobra toda a unidade.

A produção de energia própria e a iluminação com LED também trarão economia à universidade. A instalação de 14 placas solares e do gerador eólico representam a produção de 15% da energia consumida pela Unoesc Campos Novos. Além desta vantagem, a estrutura conta com placas de vidro em toda a sua extensão, possibilitando ambientes mais iluminados durante o dia.

Seguindo ainda os padrões sustentáveis, o pavimento externo escolhido foi o paver. O material pré-moldado permite o melhor escoamento da água das chuvas e gera economia de recursos, pois pode ser instalado e removido sempre que necessário.

Novo ciclo

O diretor da Unoesc Campos Novos traduz a inauguração da nova sede como o início de um novo ciclo para a instituição e especialmente para a unidade. Com a maior estrutura, os alunos dos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia, além dos de especialização, serão melhor atendidos.

“O antigo local não comportava mais os nossos cursos, principalmente após a oferta de Medicina Veterinária. Agora estamos em uma área de 12 mil metros construída, com laboratórios mais equipados e uma estrutura completa. Isso trará benefícios ao ensino e também aos serviços prestados à comunidade. É um marco para a região” disse Diego.

A data da inauguração, dia 31 de março, foi escolhida por conta do aniversário de Campos Novos, que comemora 135 anos no dia 30 de março. O diretor reiterou que a nova sede da Unoesc é um presente para o município e região. “É um presente no que diz respeito ao desenvolvimento da região, sendo essa uma das missões da Unoesc”, comentou Diego.

A Unoesc trabalha nos últimos detalhes para a inauguração nesta quinta-feira (31). Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de conquista.

  • Com informações da assessoria.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui