Alimentação Saudável: Hábito para a vida toda

Michele Rossi
Por: Michele Rossi Nutricionista CRN/10 5697

O relógio parece andar cada vez mais depressa, em consequência a falta de tempo relatada pela população ativa atual é um dos fatores para o consumo de alimentos altamente industrializados. Em contrapartida esse cenário tende a ser modificado porque a preocupação com a saúde, bem estar e principalmente com o peso adequado, é um dos motivos pelo qual a alimentação saudável vem ganhando espaço.

Porém, o desejo pela perda de peso cada vez mais rápida é o que leva a muitos optarem pelas dietas milagrosas e mirabolantes que modificam o funcionamento do organismo, além de não atenderem as necessidades diárias de nutrientes de cada indíviduo e banalizarem os hábitos saudáveis e a saúde.
Para uma boa alimentação o importante não é a privação, mas sim a quantidade e qualidade dos alimentos. Substituir refeições coloridas e completas por aquelas restritivas e pobres em nutrientes nunca foi uma boa opção. A alimentação deve oferecer um bom aporte de vitaminas e minerais, também de proteínas e carboidratos principalmente os ricos em fibras e de gorduras saudáveis. O equilíbrio é a base dos bons hábitos.

A mudança do estilo de vida trás benefícios imediatos que aumentam gradativamente em longo prazo, durante o passar dos dias, meses e anos. Além dos alimentos, a ingestão adequada de água e consequentemente a boa hidratação é outro fator importante, já que estudos revelam que o corpo humano é composto por aproximadamente 60% de água, pensando desta forma percebemos quão necessária ela é para o bom funcionamento do organismo.

A prática de atividade física regular também é um dos itens da lista para uma vida saudável. Mais uma vez o equilíbrio entre o “combustível” e o gasto de energia é essencial, nunca devemos nos abastecer mais do que podemos gastar. Para entender seus limites e qual atividade lhe trará mais resultados procure um profissional da área.

Por fim lembre-se sempre, quanto melhor for sua alimentação, maiores serão os benefícios para o seu corpo, desde a elasticidade da pele, o tônus muscular e a disposição para as atividades do dia a dia… e se as medidas ou os sintomas de um estilo de vida inadequado estiverem incomodando, nada de aventuras: procure profissionais responsáveis que possam cuidar da sua saúde.

Por: Michele Rossi
Nutricionista CRN/10 5697

*Coluna publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1439 de 28 de Julho de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui