O que são rugas?

Flávio corso
Dr. Flávio Corso Jr.

Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. São dobras que ocorrem na pele ao longo dos anos pela força da musculatura e movimentos tanto dos membros como de todos os músculos chamados de expressão facial. Essas dobras aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços.

Além do aparecimento das rugas, com o processo do envelhecimento pode haver algumas alterações de cor da pele da face, como por exemplo as chamadas queratoses (marcas marrons a pretas com superfície rugosa), melanoses (manchas marrons), nevos (pintas pretas), aumento do número de vasos sanguíneos e até mesmo leucodermias (manchas brancas pequenas arredondadas).

Causas:
As rugas aparecem como um processo natural do envelhecimento chamado intrínseco e também tem sua evolução influenciada pelos fatores chamados extrínsecos. Não há como evitarmos a expressão dos nossos sentimentos através da mímica facial. O movimento constante e repetitivo da musculatura do rosto leva a formação das rugas naturalmente. Porém, alguns fatores externos podem acelerar o aparecimento das rugas.

Fatores de risco:
As rugas são inevitáveis, e o maior fator de risco para seu aparecimento é o envelhecimento. No entanto, alguns hábitos podem fazer com que elas apareçam mais cedo: tabagismo, exposição à poluição, beber pouca água, excesso de exposição solar, consumo de açúcares e gordura e sedentarismo.

Tratamento de Rugas:
Existem diversas possibilidades de tratamentos para rugas. Conheça as mais comuns:

– Toxina butolínica: A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.

– Preenchimento facial com ácido hialurônico: O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios. O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.

Outros tratamentos também utilizados são o laser, peelings químicos, fios de sustentação absorvíveis, sculptra, entre outros.

Flávio Corso Jr. Médico,
Especialista em Medicina Estética

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1451 de 20 de Outubro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui