Projetos em Formação Pedagógica são exibidos em Celso Ramos com apoio da ENERCAN

enercanNos dias 23 e 25 de novembro os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Celso Ramos apresentaram os resultados das atividades da “Formação em Estratégias Pedagógicas”, projeto patrocinado pela ENERCAN – Campos Novos Energia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto foi coordenado pelo Instituto Humaniza e  apresentou uma metodologia diferente de aprendizagem para  auxiliar os professores através da aplicação de atividades que estimulam trabalhar a abrangência da multidisciplinaridade com os alunos.

O objetivo foi de os professores construírem conhecimentos e conceitos de forma prática por meio da realidade e contexto em que vivem os alunos, estimulando a elaboração de pesquisas, envolvendo a comunidade e desenvolvendo saberes que podem ser vivenciados na prática. Assim a matemática, o português, a história, a geografia e outras matérias presentes no ensino são integradas à aplicação prática que podem ser encontradas no dia-a-dia.

Segundo Magna Barp, o trabalho com Estratégias Pedagógicas Sistêmicas (EPS) é transformador do ponto de vista da aprendizagem, pois na mesma medida em que constrói conhecimentos, atua na construção de um ser humano pautado em valores, curiosidade e conhecimento. A metodologia parte da curiosidade do aluno e estrutura a pesquisa envolvendo a comunidade e o interesse do estudante na construção de saberes mais amplos, profundos e complexos.

“A metodologia de EPS entende o mundo como um sistema complexo, em que o ser humano é apenas um fio na teia da vida, e toda a teia só é compreendida se todos os aspectos de um mesmo objeto forem estudados em um conjunto de ações, pesquisas e pontos de vistas. O aluno aprende e apreende o conhecimento a ponto de ser capaz de explicar toda a complexidade do objeto estudado ao mesmo tempo em que compreende a matemática, a história, a geografia, os valores, as ciências, as diferentes linguagens, etc.”, explica Magna.

A participação de 60 professores na “Formação em Estratégias Pedagógicas” resultou na produção de 16 projetos com diferentes turmas das escolas de Celso Ramos, que aplicaram as pesquisas e conhecimento em relação a uma olaria, a produção da cana, a construção civil, a reciclagem, o meio ambiente, entre outros temas relevantes para a região.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Enercan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui