Vacina HPV para meninos é ampliada

Julio Ebrain Neres – Médico da Vigilância Epidemiológica

Até ampliação, imunizante era oferecido às meninas de 9 a 14 anos e aos meninos entre 12 e 13 anos.

O Ministério da Saúde ampliou a indicação de vacina para HPV. A partir deste mês de junho meninos entre 11 a menores 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) também podem receber a vacina que protege contra o vírus. Antes da ampliação, a vacina estava disponível apenas para os meninos entre 12 e 13 anos, além de meninas entre 9 e 14 anos e pessoas com HIV entre 9 e 26 anos de idade.

Na Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos, a equipe da Vigilância Epidemiológica está percorrendo as unidades de ensino do município, a fim de incentivar a vacinação. A vacinação ocorrerá durante os dois períodos do dia, de manhã e à tarde.

Nesta segunda-feira, 19, a equipe de vacinação está presente na Escola Municipal Nair da Silva Gris – CAIC de Campos Novos. Confira os demais dias de vacinação:

– Terça-feira, 20 de junho: Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vista;

– Quarta-feira, 21 de junho: Escola Novos Campos;

– Quinta-feira, 22 de junho: Escola Waldemar Rupp;

– Sexta-feira, 23 de junho: Colégio Auxiliadora e Centro Educacional Potencial;

– Segunda-feira, 26 de junho: Vacinação nas unidades de ensino do Ibicuí e na EEB Coronel Gasparino Zorzi;

– Terça-feira, 27 de junho: Dal Pai;

– Quarta-feira, 28 de junho: EEB. Henrique Rupp Junior;

– Quinta-feira, 29 de junho: EEB Paulo Blasi;

– Sexta-feira, 30 de junho: Barra do Leão.

O médico da Vigilância Epidemiológica, Julio Ebrain Neres, esclarece que para a vacinação nas escolas, os pais devem assinar um termo de autorização para que seja aplicada, além da apresentação da carteira de vacinação. Caso queiram acompanhar os filhos, a vacina também está disponível na Unidade Básica de Saúde Central (PAM) das 07hs às 18hs e nos Postos de Saúde dos Bairros Aparecida e Bom Jesus, em seus respectivos horários de funcionamento. Para os meninos que irão fazer a primeira dose, o médico reforça que a segunda deverá ser administrada com um intervalo de 6 meses e no máximo até 12 meses.

Julio Ebrain Neres reforçou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, orientações sobre quais doenças são prevenidas por meio da vacina contra o HPV.

Confira o áudio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui