LER é uma das principais demandas na ortopedia

Ortopedista e traumatologista Gustavo Falcão Cristofoli fala sobre o problema e orienta para medidas preventivas.

Gustavo Falcão Cristofoli

Lesão por Esforço Repetitivo ou LER, são lesões nos sistemas músculo esquelético e nervoso, causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica (pressionando contra superfícies duras) ou posições desagradáveis por longos períodos. É um tipo de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

Uma lesão por esforço repetitivo pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

A LER, instala-se lentamente no organismo humano e, muitas vezes, passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é notada já existe um severo comprometimento da área afetada. A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais.

Para esclarecer um pouco sobre esse tipo de patologia, ouvimos o ortopedista e traumatologista Dr. Gustavo Falcão Cristofoli. “ No nosso dia a dia encontramos vários casos, podemos dizer que a demanda é bem alta em relação a LER. Os quadros são os mais diversos, vão desde bursites, tendinites à distensões e mialgias (dores musculares). Na maioria das vezes as queixas estão associadas ao esforço repetitivo e a não adequação dos locais de trabalho”.

Dr. Gustavo ressalta que os casos que chegam aos consultórios na sua maioria, já estão em estágio avançado, o que requer em algumas situações uma intervenção mais profunda. “Esses pacientes chegam numa fase mais avançada, às vezes o paciente sente uma pequena dor e acha que é dor muscular e que vai passar tomando um medicamento por conta própria. Quando chega para nós a patologia já está instalada, o que prejudica o andamento do tratamento, casos que às vezes requerem uma intervenção mais profunda”, alertou.

As lesões mais comuns se instalam nos membros superiores, esclareceu também o ortopedista. “Os locais mais acometidos são os membros superiores, coluna cervical e coluna lombo sacra, onde a gente encontra as maiores queixas, principalmente punhos, cotovelos e ombros”.

A má postura e falta de alongamento estão entre as causas das Lesões por Esforço Repetitivo. Um período de descanso na atividade em que o trabalhador permanece por longas horas na mesma posição é uma das formas de prevenção e está preconizado em lei. “Sempre buscar atividades de alongamentos, fazer valer o tempo que o funcionário tem, a cada 50 minutos trabalhados, 10 minutos de descanso, de pausa, de mudança de posição. Hoje o que as empresas têm que se adequar, é quanto à ergonomia no ambiente de trabalho. Por exemplo, as cadeiras tem que ser confortáveis com encosto para costas e cabeça, apoio aos braços, os pés devem estar totalmente apoiados no chão, teclados e mouses adequado e isso varia a cada trabalhador, devido a peso e altura. A empresa tem que estar adequada”, esclareceu Dr. Gustavo.

Instalada a LER, o trabalhador pode ter consequências não só físicas, mas psicológicas também. “Instalada a lesão, as consequências podem ser multifatoriais, podendo apresentar transtornos dolorosos e físicos, além de psicológicos como uma depressão associada por ter que se distanciar da sua atividade profissional. O ideal é que o paciente assim que notou algum sintoma buscar solução, por meio de atendimento médico especializado”, concluiu o ortopedista.

*Reportagem publicada no “Jornal O Celeiro”, Edição 1488 de 20 de Julho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui