Atenção e Educação para o Trânsito

Nesta semana nossa reportagem apresenta alguns números sobre acidentes de trânsito em Campos Novos, tendo a falta de atenção de condutores avaliada como principal apontamento  entre as ocorrências registradas.

Os dados mostram que embora nos últimos quatro anos, o número de acidentes em um período determinado apurado pela nossa redação, tenha se mantido praticamente estável,  a situação permanece preocupando as autoridades fiscalizadoras, principalmente no quesito atenção no trânsito.

Pequenos detalhes que podem fazer grande diferença no dia a dia para um trânsito mais humanizado. Quem está no trânsito deve estar sempre alerta e de acordo com o que prevê a legislação, colocando sempre em prática a direção defensiva.

Não dá para simplesmente supor que os demais condutores vão adivinhar suas ações no trânsito, portanto sinalizar além de ser regra, garante mais segurança a todos que utilizam as vias.

A violência no trânsito se avoluma, assim como o número de veículos, que não para de crescer. Em Campos Novos, como você poderá acompanhar em nossa reportagem na página 04, em 10 anos a frota aumentou mais de 100%.

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil a taxa verificada no ano passado é de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes. O país registrou ainda o quarto pior desempenho do continente, atrás apenas de Belize, República Dominicana e Venezuela — campeã de acidentes na região, com 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Até 2030, a OMS estima que o número de mortos nas estradas em todo o mundo poderá chegar a 1 milhão por ano.

Portanto, educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida. Para disciplinar que todos possam transitar com tranquilidade e segurança nas vias urbanas, existe o Código Nacional de Trânsito, que regulamenta o trânsito de veículos e pedestres. E como alguns podem criticar, o código não existe para complicar a vida de nenhum motorista, ao contrário, nele, podemos encontrar normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos.

Mas a educação no trânsito deve começar cedo, logo na primeira infância com orientações lúdicas sobre um trânsito seguro e acima de tudo, lembrando que o respeito e a cortesia, também faz toda a diferença.

Por Antônia Claudete Martins – Editora Chefe

*Editorial publicado no “Jornal O Celeiro”, Edição 1493 de 24 de agosto de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui