Cuidados paliativos e suas implicações psicossociais na terminalidade de pacientes oncológicos

Atualmente, fala-se muito sobre os cuidados paliativos e a sua importância para o paciente em fase terminal, pois é um cuidado que assiste o indivíduo e seus familiares, no sentido de proporcionar uma melhor qualidade física e psicológica frente ao processo de morte.

A morte estará sempre presente enquanto houver vida, pois faz parte de um processo natural do desenvolvimento humano. Se tratando das imposições advindas do câncer, busca-se avaliar também como as modalidades de tratamento oncológico podem afetar a vida do paciente, levando-o a perdas psicossociais significativas, pois o câncer é percebido como uma doença que leva inexoravelmente à morte, acompanhada de dor e sofrimentos intoleráveis (Kovács, 2003, p. 267).

Ao se depararem fora dos recursos de cura, os pacientes oncológicos são enredeados por um processo em busca de um significado entre viver e o morrer. Ao se encontrarem frente a essa nova realidade, o medo eminente da finitude da vida faz parte dos processos psicológicos, podendo aumentar o nível de angústia e desespero. Por esta razão, o enfermo deve ser respeitado como um ser humano singular e que precisa ser acompanhado até os momentos finais da vida, vivenciando assim, uma maior sensação de amparo e conforto.

Tratar do doente com câncer e principalmente do paciente fora de possibilidades de cura, bem como o enfrentamento, frustrações e o controle dos sintomas, requer uma maior assistência nas dimensões físicas, psicológicas e sociais. A psico-oncologia propõe ações psicoterapêuticas que viabilize uma qualidade no morrer, de maneira mais digna, íntegra e dinâmica, que potencialize seus recursos intrapsíquico no enfrentamento de hospitalização, tratamentos e da própria elaboração da terminalidade.

Embora havendo diferentes paradigmas sobre a cura do câncer, tanto a psico-oncologia, quanto os cuidados paliativos priorizam a qualidade de vida do paciente e, portanto, tem como princípios básicos o cuidado integral e o respeito à autonomia do paciente em relação a sua terminalidade.

Por essa razão, se faz necessário uma profunda reflexão a respeito da morte enquanto fato em si, pois é algo que não pode ser descrito, mas que pode ser pensado e desenvolvido emocionalmente. Por isso, subscrevendo Oliveira (2002, p.62) “a aceitação da morte constitui certamente um dos maiores sinais de maturidade humana, daí a necessidade duma educação sobre morte, duma arsmiriendi, porque a morte, paradoxalmente, pode ensinar a viver”.

Por: Dayse Layanne C. da Silva – Psicóloga CRP 12/15518
Núcleo de Psicologia Campos Novos

Artigo publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1499 de 05 de Outubro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui