Todos pela segurança da sua cidade

Foi lançado em Campos Novos pela Polícia Militar na última sexta-feira, o Programa Rede de Vizinhos.  A proposta é de parceria da comunidade com a Polícia Militar, aumentando a segurança dos moradores.

Como o objetivo é a prevenção, havendo qualquer anormalidade na rua ou no bairro, o alerta pode ser emitido à PM por meio do aplicativo Whatsapp, que será administrado por um policial militar. Tendo na prevenção de delitos o principal foco, o Programa Rede de Vizinhos também abre oportunidade da Polícia Militar repassar dicas de segurança à comunidade local.

Trata-se de uma iniciativa moderna que vem dando certo em todos os lugares onde já foi implantada. O intuito da PM é formar a maior quantidade de parcerias possíveis com a população por meio dos grupos de Whatsapp.

O programa contribui também para que sejam decididas e executadas medidas preventivas de segurança pública, que é, atualmente, uma das prioridades da população brasileira. Com a implantação da Rede, de imediato, também se promove a integração entre vizinhos de uma mesma rua, que irão agir coletivamente em prol da segurança de todos.

Além da vontade dos moradores da rua, os instrumentos básicos de execução do programa são a formação do grupo de whatsapp, em que se tratará de assuntos específicos da segurança da rua, e a instalação de placas identificativas da Rede, que é um programa oficial da Polícia Militar.

A Rede também pode ser o ponto de partida de outras ideias e projetos coletivos dos moradores da rua. É como seguir os princípios da solidariedade, engajamento social e interação entre vizinhos, uma responsabilidade compartilhada pela redução da criminalidade e melhor qualidade de vida.

O programa permeia como vantagens a redução da criminalidade, melhoria da qualidade de vida, ampliação do senso de segurança, responsabilidade e controle pessoal, preparação da comunidade para ajudar os outros, reforço da lei por meio de voluntários de suporte, ampliação da fiscalização dos espaços, transformando os residentes em olhos e ouvidos da polícia e melhoria na relação entre polícia/comunidade.

Participe. Entre em contato com a PM.

Por Antônia Claudete Martins – Editora Chefe

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1499 de 05 de Outubro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui