Unoesc Campos Novos sedia reunião da Rede de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal

A Unoesc Campos Novos sediou no dia 6 de dezembro, no Anfiteatro localizado no bloco 4, a 49ª Reunião da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (ROLAS RS/SC). O encontro teve a participação da professora Analu Mantovani. Já os funcionários e estagiários Priscila Bulla, Jéssica Lúcia Silochi Pereira, Daniela Michelon, Gabriela Bortolozo, Mary Anne Santos e Matheus Telles, apoiaram na organização.

 Marcaram presença também, donos, técnicos e colaboradores de laboratórios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná vinculados a rede de controle de qualidade. A reunião teve como objetivos: discutir com todos os laboratórios integrantes da rede a padronização de métodos de análise de solo e de plantas, elaborar as recomendações de fertilizantes e corretivos, ter o controle sistemático de qualidade das análises realizadas nos laboratórios a partir do controle de qualidade e cooperar na pesquisa de metodologia de análise de solos, plantas, fertilizantes e corretivos.

 A reunião iniciou com a escolha do secretário da 49ª Reunião Anual da ROLAS RS/SC e contou com a apresentação em forma de relato das vistorias realizadas em 2017, nos laboratórios que solicitaram a participação na rede. Já aqueles com interesse em participar da rede em 2018, fizeram uma breve apresentação de seus laboratórios e foram formadas as comissões de vistoria para 2018.

No encontro também foi realizado o relato de resultados do Controle de Qualidade 2017. Discutida alterações do regimento interno, como: Regras de admissão de laboratório (pedidos fora da área de abrangência do NRS; credenciamento provisório – critérios de avaliação de laboratórios, apresentação oral, fotos, etc); Reflexos das alterações no estatuto do NRS – conta corrente, recursos da Rolas, troca de coordenação Rolas e Controle de Qualidade; Regras para exclusão de laboratórios com exatidão inferior a 80% e participação inferior a 90% na análise básica; amostra padrão para uso de todos os laboratórios.

 Nos assuntos gerais foram discutidos os seguintes pontos: Adulteração de laudos; Inclusão de informações no laudo após sua emissão; data limite para envio dos resultados dos padrões; entrega das amostras/padrões referente ao ano 2018.

 — A atividade é realizada anualmente para discutir principalmente o controle de qualidade realizado no ano e posteriormente disponibilizar no site as informações de quais laboratórios receberam selo de controle de qualidade. São informações importantes para que os produtores possam ter a confiança na realização de análises nos determinados laboratórios da rede — afirmou a professora Analu Mantovani.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui