Num projeto pioneiro Copercampos inaugura usina de energia solar em Campos Novos

A Copercampos inaugurou nesta sexta-feira, 19, às 10hs da manhã, na Granja Pinheiros, em Campos Novos, o primeiro Parque Solar da Usina Fotovoltaica Copercampos. Com geração inicial de 1Megawatt (MW), de energia renovável, o projeto da Copercampos visa gerar energia solar de 5MW no parque solar da Granja Pinheiros.  A solenidade contou com a presença de autoridades locais, do estado e colaboradores da cooperativa.

O parque conta com 3.024 painéis solares e representa a preocupação da Copercampos em produzir energia limpa e desenvolver suas atividades com sustentabilidade, destacou o presidente Luiz Carlos Chiocca. “Sempre pensando no bem do nosso estado e da nossa cooperativa, a diretora achou por bem em investir nesta área de energia, porque é um segmento da nossa sociedade. Se o Brasil crescer como apontam os indicadores, com um crescimento do PIB de 2% a 3%, um fator que será limitante é a energia e essa é uma das nossas preocupações. De outro lado é termos energia renovável, limpa, sem agredir o meio ambiente, fazendo com que a Copercampos se torne uma empresa que prioriza a sustentabilidade”.

A energia produzida na usina fotovoltaica é enviada às linhas de transmissão da concessionária de energia do estado. Com a produção inicial de energia, a Copercampos irá atender o consumo da própria Granja Pinheiros e o excedente no Supermercado Copercampos do Bairro Aparecida, também em Campos Novos. Chiocca também falou sobre a motivação da Usina ser construída na Granja Pinheiros. “É porque nós queremos aproveitar o biogás para gerar também energia limpa. Ao invés de jogarmos essa amônia na natureza, transformaremos isso em energia para ser gerada à noite. Durante o dia geramos energia solar e à noite utilizamos o biogás, é uma casamento perfeito para a sustentabilidade e responsabilidade social com o meio ambiente”.

O investimento inicial da cooperativa foi de R$ 5 milhões na construção desta usina fotovoltaica, diversificando investimentos e principalmente, buscando soluções para reduzir custos de operação nas unidades. As obras do primeiro parque solar iniciaram em outubro e foram finalizadas em dezembro.

Na construção da usina, a cooperativa deve investir R$ 25 milhões até a finalização do projeto. Chiocca ressalta que a usina de 5 megawatts deve suprir 30% do consumo atual de energia elétrica da Copercampos.

O Parque Solar da Usina Fotovoltaica Copercampos foi idealizado por meio do Programa Inova que teve início em julho de 2016 na Copercampos, com o objetivo de fomentar a participação dos profissionais que atuam na cooperativa na geração de inovações e melhorias, utilizando a criatividade para o crescimento e perpetuação da empresa.

A equipe de sustentabilidade, formada pelos funcionários Junior de Oliveira Couto, Ademar Haack, Claudemir Moretto, Jocelino Zanoni, Marcelo Lucas Vieira dos Santos, Odair Pavan e Vanderlei Cordeiro Gonsalves, apresentaram o pré-projeto ao comitê de avaliação ainda no ano de 2016. Após debates, foi aprovada a ideia para que o time realizasse estudos mais detalhados sob a instalação da 1° usina de geração de energia solar fotovoltaica da Copercampos, tornando-a a primeira cooperativa no estado em investir neste segmento.

O Parque de Energia Solar foi construído pela Empresa Solbras. O presidente da Solbras, Rui Saturnino Ruas, explica que a Usina Fotovoltaica Copercampos entra em operação com 70% da sua capacidade. “A Usina entra em operação com 70% da carga em função da rede local. Nós vamos testar junto à Celesc nos próximos dias e quem sabe entre 40 a 60 dias já estejamos com 1MW de produção”.

Conforme Rui Ruas, a Usina solar irá economizar o corte de 400 mil árvores em 25 anos. “São 21 mil árvores por ano que deixarão de ser ceifadas e 200 toneladas de emissão de CO2. Esse é o cálculo que os ambientalistas fazem por essa usina deixar de queimar combustível fóssil”.

A expectativa é que o investimento feito pela Copercampos se pague em 8 anos, disse ainda o presidente da Solbras, anunciando durante a solenidade  a ampliação da parceria com a Copercampos neste segmento. “A Copercampos decidiu ampliar a parceria com a Solbras e entregamos simbolicamente um caderno em branco ao presidente Luiz Carlos Chiocca, para que possamos escrever a história da energia solar no Brasil, multiplicando para nossos associados por meio da marca que nasce hoje aqui: Solbras Agro Copercampos. A partir de hoje a Solbras passará a dar todo o suporte técnico, comercial e de análise de viabilidade econômica e financeira para cada projeto de cada cooperado e cliente da cooperativa que analisar a viabilidade econômica do seu próprio projeto. A Solbras junto com a Copercampos poderão fazer as análises”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui