Informatizando o trabalho advocatício

Valquiria Mêra – Advogada

Apresentar a relevância da informática na prática profissional da área do Direito, representada principalmente pelos avanços da Internet e a inserção da robótica nesse contexto, é nossa pretensão neste momento. A Internet disponibiliza informações necessárias à prática de atos processuais e a robótica apresenta meios para que possam ser realizados esses mesmos atos sem necessidade de sair de seu escritório com maior facilidade e agilidade para todos os profissionais do meio jurídico.

A tecnologia tornou-se essencial para as tarefas de qualquer pessoa ou empresa, e no cenário em que expomos a celeridade processual faz com que toda a sociedade obtenha melhores resultados.
No momento atual a área do Direito Previdenciário está em evidência, os noticiários ressaltam as possíveis alterações de regras para ter direitos aos benefícios, por outro lado, pouco se destaca as facilidades que vem sendo implantadas para a comodidade da população neste aspecto.

Quando os cidadãos precisavam de serviços advocatícios para conseguir benefícios junto aos INSS, na maioria das vezes esse processo era lento, todavia, agora o advogado previdenciário pode peticionar junto ao INSS sem sair de seu escritório, podendo realizar quase todos os procedimentos administrativos diretamente de seu computador. É uma conquista para a classe, que, com maior rapidez e agilidade pode realizar os seus pedidos junto à Previdência Social. Com esse procedimento, diminui as filas e o tempo de espera tanto dos advogados, quanto dos segurados, nas agências do INSS.

É um procedimento recente, ainda em fase de testes para os advogados e INSS que estão em aprendendo e conhecendo o sistema, mas já há benefícios que foram concedidos de forma totalmente virtual, o primeiro foi no dia 02 de janeiro de 2018, na cidade de Bom Jesus – Piauí, a partir daí essa novidade vem sendo desenvolvida em todo Brasil.

A era digital é a forma em que vivemos, ela está sendo introduzida a passos largos em todas as áreas da vida da população, se faz necessário tornar-se um profissional capacitado e isso somente é possível se a cada dia que passar estivermos buscando aprender sobre essas tecnologias.

Para concluir, a citação do Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário Dr. Chico Couto: “Quem ganha com isso é a sociedade, uma vez que o INSS Digital irá facilitar muito a vida do advogado e, por consequência, a vida do segurado que precisa dos seus benefícios para sobreviver”.

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1517 de 22 de Fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui