Volta às aulas: Postura e peso

Ortopedista e traumatologista Mateus Franceshi Dallanora, fala sobre como o peso das mochilas pode causar riscos à saúde.

Dr. Mateus Franceshi Dallanora

Com a volta às aulas se aproximando, uma das maiores preocupações com os jovens e crianças é qual o peso ideal para carregar em uma mochila. Em entrevista, Dr. Mateus Franceshi Dallanora que é ortopedista e traumatologista deu algumas dicas do que fazer para evitar os possíveis danos ao corpo e como corrigir a postura.

O cuidado com o peso excessivo é muito importante, a musculatura da criança é mais fraca que a musculatura de um adulto, porque estão em fase de crescimento. “Geralmente não irá acontecer um problema ósseo, nem uma alteração estrutural, mas vai começar a forçar a musculatura sem necessidade. O ideal é que elas carreguem sempre 10% de seu próprio peso nas costas”.

Sempre que possível reduzir para que não se torne um malefício à saúde, balancear o peso também é indicado, caso a criança possa deixar alguma parte de seu material na escola, ao contrário é indicado que cadernos e livros sejam levados ao colo equilibrando o peso total.

Não existe uma mochila ideal, sempre que o assunto é peso tentamos dar um “jeitinho” com a mochila de rodinhas ou atravessada no ombro. O Dr. alerta “A mochila ideal é aquela que a criança se adapte melhor, sem dúvida. Mas a mochila de dois apoios nas costas tem uma melhor fixação na cintura”.

A mochila de rodinhas resulta sim em menos esforço na coluna, porém, caso seja pequena, obriga a criança a pender a postura para um lado ou outro já é prejudicial. Pode resultar em uma torção no punho ou uma tendinite no ombro. A mochila atravessada no ombro pode resultar em uma lesão de contratura muscular na coluna. Sempre aconselhável que a criança esteja com a postura reta e acompanhar o tamanho da mochila com o seu crescimento. Notar quanto a criança pesa e quanto ela consegue carregar. A reclamação de peso no primeiro momento deve ser sempre atendida, pois acostumar com sobrecarga após algum tempo pode aumentar o desconforto e provocar dores mais intensas.

Postura em sala de aula

4 horas sentados em sala de aula. Muitos se queixam de dores nas costas, na base da coluna. Dr. Mateus ainda explica: “Muitas das queixas de dores nas costas não é causada por lesão, mas principalmente por questão postural”.

Muitos adolescentes e crianças vão ao ortopedista se queixando de dores e após todas as verificações é comum o diagnóstico resultar em postura incorreta e falta de exercício. “Uma postura adequada, uma mochila com peso adequado é o que vai evitar que essa criança venha a crescer com dores nas costas e contraturas musculares”.

Medidas Preventivas

Já que em torno de 60% de atendimentos em prontos socorros e hospitais são atendimentos ortopédicos, algumas medidas preventivas podem ser tomadas em relação ao peso e postura. Contrabalancear o peso entre colo e costas, se houver na escola ou curso um armário onde a criança possa manter guardados os livros mais pesados, se não houver necessidade de levar todo material, deixar em casa. Explicar e corrigir quando a criança senta “deitada” na cadeira, em cima de uma perna, sem apoio nas costas. “Claro que não dá para generalizar e dizer que todos os problemas nas costas são devido a essas atitudes, mas se conseguir realizar essas pequenas prevenções ajuda a criança evoluir melhor, não deixe de praticar esportes e em consequência resulta numa maior evolução no colégio, maior concentração nas aulas e previne problemas no crescimento”.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1516 de 15 de fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui