Campanha de vacinação contra meningite C e HPV

Dinara Miguel Padilha

Para tentar melhorar os índices de cobertura vacinal o Ministério da Saúde reforça a necessidade de vacinar jovens e adolescentes contra meningite C e HPV.  No Brasil, o objetivo é imunizar 10 milhões de jovens este ano. Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017 e apresentado na abertura da campanha, a prevalência estimada do HPV no Brasil é 54%, entre os jovens de 16 a 25 anos.

Devem ser vacinados contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. A vacina contra a meningite é para quem tem entre de 11 a 14 anos.

O Dia D da Campanha é 14 de abril, como informa Dinara Miguel Padilha, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Campos Novos. “Venho pedir a colaboração dos pais e reforçar a toda a população sobre a vacinação da meningite C e o HPV. O HPV é mais conhecido como papiloma vírus, que se instala na pele ou nas mucosas e sua ação pode provocar infecção e câncer de colo de útero. A vacina contra o HPV é recomendada para nossas meninas de 9 a 14 anos .Nos meninos a vacina previne contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e é recomendada de 11 a 14 anos. A vacina da meningite C está disponível para meninos e meninas de 11 a 14 anos. A meningite tipo C é o subtipo  mais frequente da doença, considerada grave e de rápida evolução. Faremos o Dia D da Campanha em 14 de abril”, explicou Dinara.

No dia 14 de abril estarão abertas a Unidade Básica de Saúde Central (Pam) e as Estratégias de Saúde da Família dos Bairros Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui