Igualdade na educação

290 crianças são beneficiadas com kit de uniforme escolar em Vargem.

Foi realizada na quinta-feira, 29 de março, pela Administração Municipal e Secretaria Municipal de Educação, em Vargem, por meio da prefeita Milena Becher e do Secretário Luilson Sezar Gazolla, a entrega dos kits de uniforme escolar.

Foram beneficiadas 290 crianças do berçário ao quinto ano do ensino fundamental. Os kits entregues contam com camisetas, calças, jaquetas e tênis.

Um investimento com recursos próprios do município no valor de R$ 57 mil. Com as cores da bandeira do município de Vargem e da bandeira do Brasil, a prefeita Milena Becher afirma que o ato representa a promoção social entre os alunos e é um dos resultados de um ano de economia em 2017.

“O sentido disso tudo vai muito além de questões estéticas, temos que buscar entre as crianças a sensibilidade e o sentimento de igualdade de classe, gênero e de cor. Proporciona ainda mais segurança aos alunos e faz com que as famílias tenham uma economia considerável. Tivemos então a possibilidade de fazer uma economia intensa no ano passado e com recursos próprios aplicamos na aquisição dos uniformes atendendo crianças desde o berçário ao quinto ano do ensino fundamental. Adquirimos calças, camisetas, jaquetas com capuz e ainda para complementar um tênis combinando com o uniforme. Qualidade na educação é prioridade na administração de Vargem”, declarou a prefeita.

Viver sem violência é um direito de todas as mulheres

Ônibus lilás chega ao município de Vargem para atendimento diferenciado às mulheres.

Vargem recebeu na segunda e terça-feira, dias 02 e 03 de abril, o ônibus lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina. Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional.

Em Vargem a programação teve a participação das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social. Na segunda-feira, o atendimento aconteceu no Centro do município e a prefeitura disponibilizou transporte para mulheres das comunidades de Marodin, Boiadeiro, 6 milhões, Caçador dos Índios, Fazenda Domingues, Gasperin, Santa Lúcia, Ervalzinho, Papuã, Marmeleiro, Morro do Dez, Didomenico e das margens da BR 282. Na terça-feira o atendimento ocorreu de manhã no Assentamento Vitória dos Palmares com abrangência das mulheres das comunidades de São Pedro, Assentamento e Gramados e a tarde o ônibus lilás passou por Santa Rita, abrangendo além desta comunidade, mulheres da Colônia Laranjeira, São Roque e São Sebastião do Toldo.

A passagem do ônibus lilás representou para a Administração Municipal de Vargem uma excelente oportunidade de levar atendimento digno às mulheres da zona rural, um momento do município estar mais próximo deste público. O veículo é adaptado e equipado com salas individuais para o atendimento de mulheres que sofrem algum tipo de violência. O atendimento se dá por meio da Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania, que contempla um dos eixos do Programa Mulher: Viver Sem Violência, que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública e da rede socioassistencial.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1523 de 05 de abril de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui