Pecuária que prospera

3ª Feira do Terneiro (a) e Gado Geral está marcada para 21 de abril em Vargem. A feira será realizada a partir das 14h no Parque de Eventos de Vargem, às margens da BR 282, na estrada de acesso a Marodin. O leilão será conduzido pela Tarumã Remates.

As inscrições para a Feira de Vargem estavam abertas até esta sexta-feira, 13 de abril para produtores de Vargem, após esta data foi aberta para outros municípios, como informa o Secretário Municipal de Agricultura, Marciano Rode. “Os produtores vargenses poderiam se inscrever até dia 13 de abril e após este prazo as inscrições ficam abertas para demais produtores da região que tenham interesse em colocar o seu gado à venda. A expectativa é fechar as 51 mangueiras que estão disponíveis, tanto com número de animais, quanto em vendas. Cotamos com os produtores para que seja um sucesso”.

O Secretário também alertou aos produtores para os exames sanitários obrigatórios de brucelose e tuberculose a animais a partir de 10 meses de idade.

Elaboração do Plano Municipal de Turismo segue em Vargem

Com a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores da criação do Departamento de Turismo no Município de Vargem, segue agora a elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT), o que possibilitará ao município ser incluso no mapa turístico podendo captar recursos da União e do Estado. De acordo com Fagner dos Passos, que coordena esta elaboração, em Vargem o plano está na fase de inventário da oferta turística.

“Nesse momento estamos na fase de levantamento de inventário da oferta turística, que são os comércios, restaurantes, pousadas, postos de gasolina, lugares públicos como ginásios e pracinha e os potenciais turísticos do município. Nós já temos a Igreja São Judas Tadeu, que é ponto turístico religioso tombado pelo Iphan, uma estrutura em madeira no estilo neogótico”.

Fagner Passos reforça que os Planos Municipais de Turismo estão sendo elaborados em todos os municípios da Amplasc, com suporte técnico do Serviço Nacional do Comércio de Santa Catarina (SENAC) e da própria Associação. O objetivo é a elaboração de um plano de turismo para cada Município, com o intuito de gerar o desenvolvimento deste setor de forma conjunta em toda a região.
“Então claro que cada município terá suas próprias particularidades, mas serão desenvolvidas políticas públicas para o crescimento da região. Acredito que seja um trabalho quase que pioneiro, coletivo, por exemplo, vamos distribuir panfletos e se o turista visita a Vargem, ele também saberá o que oferecem os demais municípios da Amplasc”. Vargem conta com grande potencial turístico religioso, rural, de aventura e ecológico a ser explorado, além do potencial gerado pelos lagos das Usinas Garibaldi, Campos Novos e futuramente da São Roque, com fácil acesso.

Lei concede benefícios para pagamento de débitos municipais

Já está em vigor a lei número 789/2018 de 19 de março de 2018, que autoriza o Poder Executivo de Vargem a anistiar a correção monetária, multa e juros dos créditos tributários da Fazenda Municipal, inclusive do Samae, vencidos até 31 de dezembro de 2017, que se encontram em fase de cobrança administrativa ou judicial. A lei estabelece os seguintes critérios: – Pagamento até 31 de maio de 2018: anistia de 100%; – Pagamento até 30 de junho de 2018: anistia de 80%; Pagamento até 31 de julho de 2018: anistia de 60%; – Pagamento até 31 de agosto de 2018: anistia de 40%.

O pagamento deve ser efetuado pelo contribuinte por meio de boleto bancário emitido pelo Departamento de Tributação e Arrecadação do Município.

Os débitos tributários e não tributários administrativos ou judiciais poderão ser parcelados em até 6 vezes, mas neste caso sem a concessão da anistia da correção monetária, multas e juros, com parcela mínima de R$ 50,00. Os termos do parcelamento devem ser averiguados pelo contribuinte no Setor de Tributação do Município.

Vargem conta com técnico no escritório local da Epagri

Ademilso Sitneski

Está atendendo a partir deste mês de abril no escritório local da Epagri de Vargem, o Engenheiro Agrônomo Ademilso Sitneski, com plantão de escritório todas as segundas-feiras. Nos demais dias da semana, o técnico trabalha a campo. O escritório local da Epagri funciona junto à Secretaria Municipal de Agricultura. Entre as ações em andamento na empresa de pesquisa e extensão, além dos serviços de rotina prestados ao agricultor, estão abertas inscrições para curso de apicultura, que está marcado para os dias 26 e 27 de junho. O intuito do curso é fomentar a apicultura no município e profissionalizar a atividade. Inscrições abertas também para o Programa Terra Boa de Calcário, que tem neste ano 750 toneladas disponíveis para o município de Vargem.

 

 

 

 

 

*Reportagens publicadas no jornal “O Celeiro”, Edição 1524 de 12 de abril de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui