Feira do Terneiro e da Terneira de Campos Novos realiza sua 35° edição

Feira do terneiro reúne os maiores produtores de gado do Estado

O parque de Exposição Leonidas Rupp será palco da 35° Feirado do Terneiro de Campos Novos, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio. O evento, que acontece paralelo a Expo Campos, realiza um dos leilões de gado mais famosos da região, e apresenta as mais caras e variadas raças. Importante evento para a cidade de Campos Novos, a Feira do Terneiro desse ano é única no estado em que todos os animais, cerca de 580, terão que apresentar certificação veterinária que comprove que o animal está livre de tuberculose. Ainda outa novidade é o Shopping Rural para a comercialização de touros rústicos, que irá acontecer durante os três dias.

Luis Sergio Gris Filho

A programação da sexta-feira (18), começa as 9h com o julgamento que irá eleger os melhores animais de cada raça. Haverá também um ciclo de palestras sobre agropecuária e direitos ambientas, realizadas pelo Sindicato do Produtores Rurais e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG). “Integração, Valor e Pecuaria”, é um dos temas das palestras que será ministrada pelo professor Luis Henrique Correa. No sábado (19) pela manha acontecerá mais uma palestra. Às 13:30 começa o leilão, que é o momento mais esperado da feira. A noite será feita a entrega de prêmios dos que participaram no julgamento. No domingo (20) serão entregues os animais arrematados.

Estão confirmados para o evento cerca de 100 angus, 25 simentais e 50 charolês, todos gados de corte, apresentando características notáveis, como grande porte, com ampla quantidade de carne, precocidade produtiva e reprodutiva e fertilidade, fatores que asseguram bons resultados econômicos, por isso, essas raças são as queridas dos produtores rurais. Os que precisam de financiamento para participar dos leilões podem contar com as instituições financeiras, Banco do Brasil, Sicoob e Sicredi, que estarão presentes no evento.

Ano passado a feira movimentou em Campos Novos quase um milhão de reais, e a expectativa para 2018 é de que esse numero aumente. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luis Sergio Gris Filho, prevê um bom faturamento nestes tres dias de feira. “Apesar da crise, que estabilizou o valor dos animais, nós esperamos que esse ano o faturamento seja bem maior”, afirma.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1528 de 10 de maio de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui