Vargem sediou segunda reunião para Planejamento do Turismo

Município participa de plano para desenvolvimento do turismo na região da Amplasc

Na última quinta-feira (7) o município de Vargem sediou a segunda reunião do Plano de Desenvolvimento do Turismo que será implementado para promover o desenvolvimento regional neste setor que é tão importante para a economia local. Ainda em fase de análise o plano pretende fazer um diagnóstico das potencialidades da região e em seguida pensar estratégias para colocar os municípios nas rotas de turismo do estado. Feitas de forma consorciadas, as reuniões serão realizadas em cada cidade que compõe a Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina. A prefeita Milena Becher está com grande expectativa com relação ao plano em virtude do grande potencial apresentado por Vargem.

Neste segundo encontro realizado pela coordenação do Programa de Turismo do Senac foi definido o posicionamento da região e analisado o ambiente interno e externo. Estratégias de planejamento foram utilizadas para definir e encontrar as oportunidades, forças, fraquezas e ameaças que se apresentam a região. A partir destes diagnósticos serão pensadas as proposições que poderão ser implantadas para alcançar o objetivo. A consultora do plano municipal de turismo e coordenadora do programa de turismo do Senac, Flavia Didomenico, explica de maneira simples o que o projeto pretende. “É feito um reconhecimento da atuação situação, de como estamos e o que temos para oferecer, dai partimos para o próximo passo: o que queremos? O que precisamos? E o que fazer para melhorar?, assim é feito o diagnóstico para entender o que a região precisa e como alcançar seu objetivo”, explica.

Apesar de contemplar todos os municípios da Amplasc o projeto trabalhará cada município individualmente para então cruzar todos os dados e definir o que é melhor e mais adequado ao município em termo de ofertas turísticas. Com foco regional, os municípios terão seus planos estabelecidos e então encaminhados para apreciação na Câmara dos Vereadores. Cada município, mesmo aqueles que tem menos atrativos, darão apoio e suporte um ao outro.

Flavia apontou o turismo religioso como um segmento promissor, sendo considerado pelo Ministério do Turismo um grande gerador de fluxo de turistas. A prefeita Milena ressaltou este ponto do segmento religioso como uma grande potencialidade em Vargem. “Nós temos um patrimônio histórico da união, que é a igreja de São Judas Tadeu. Além disso, temos uma relíquia que é um pedaço do osso de são Judas Tadeu. Estes são atrativos que estimulam a fé das pessoas”, ressalta Milena. Além da grande potencialidade religiosa, Vargem conta com o turismo rural, de aventura e de estudos. A paisagem da cidade também é impressionante com uma natureza composta de belas cachoeiras que são grandes atrações para conquistar o turista.

Para a prefeita este é um investimento que realmente vale a pena pois o retorno pode ser recompensador tanto para o município, região, como para o estado. Localmente o turismo poderá gerar mais renda a população que com as visitas dos turistas o agricultor rural, tão presente na região, terá mais oportunidades de vender seus produtos. Milena relata a crise que o Brasil vive e defende a importância de ações que promovam a economia. “Precisamos neste momento de crise ser criativos e fomentar potencialidades que geram empregabilidade e renda para a população”, afirmou. O crescimento turístico e econômico poderá trazer benefícios a região e a todo o estado de Santa Catarina.

Comitê de Saúde realiza reunião para conseguir realizar demandas de cirurgias ortopédicas

No dia 5 deste mês a secretária de saúde Adriana Correa, Marisa Larger, coordenadora da Comissão de Intergestores Regional (Cir) e a prefeita de Vargem Milena Becher viajaram para uma reunião com representantes da Secretaria de Estado para abordar a questão das cirurgias ortopédicas de pequena, média e grande complexidade. Segundo Adriana a demanda por essas cirurgias são grandes, e contemplam os 21 municípios do meio oeste. Estas cirurgias deveriam estar sendo feitas no hospital de Concórdia que recebe repasse do estado para atender estas demandas, mas infelizmente os procedimentos não estão sendo reaizados, gerando uma longa e demorada fila de espera, hoje mais de mil pessoas estão no aguardo.

Adriana, que além de secretaria de Saúde é também vice coordenadora da Cir, disse que o grupo pretende realizar uma reunião com prefeitos dos municípios que compõe a região da Amplasc para relatar a situação das demandas cirúrgicas e para buscar parcerias e pactuar medidas para que todos os municípios da região oeste tenham mais hospitais pra atendimentos neste setor. O Hospital de Joaçaba e de Campos Novos poderiam ser referência para as demais cidades, gerando mais movimentação econômica na região. “Quanto mais cirurgias forem realizadas, mais se ganha, pois os hospitais tem um contrato com o estado, e quanto mais o hospital produzir melhor”, relata Adriana, que esta com expectativa positiva de que os municípios se alinhem e cheguem a um acordo para o bem estar da população da região que precisa da cirurgia.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1533 de 14 de junho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui