Notícias Vargem

Unidade de Saúde de Vargem atende até às 19h para realizar Campanha de Vacinação

O Governo Federal nos últimos meses tem feito um alerta com relação a importância de vacinas contra doenças, que até então, estava erradicadas no Brasil. Devido a baixa cobertura vacinal nos últimos anos, algumas doenças poderão voltar a assustar a população como a poliomielite e o sarampo. Ainda não houve registro da pólio, mas já foram registrados alguns casos de sarampo no Brasil.

A vacina é de extrema importância para desenvolver a imunidade nas pessoas, criando uma barreira para que uma determinada doença se instale no organismo e venha a ter consequências desastrosas. Para incentivar a imunização e aumentar a cobertura vacinal, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma campanha especial que aconteceu no dia 14, e irá se repetir no dia 16 e no dia 18. A Unidade de Saúde estará aberta na quinta-feira até às 19h e no sábado de 8 as 17h permitindo que toda a população possa ter acesso as vacinas, especialmente as crianças de 1 a 5 anos de idade.

Tendo em vista os perigos apresentados por essas doenças, como a morte e sequelas irreversíveis, a secretaria incentiva todos os pais a levarem seus filhos a unidade e realizar a imunização. A campanha acontece como forma de mobilizar e lembrar a população sobre a importância da prevenção de doenças, mas as vacinas estão disponíveis todos os dias na Unidade.

Certificado de Coragem

As crianças amam quando as vacinas são em gotinhas, mas quando elas envolvem aquela agulhinha o medo bate e a choradeira começa. Mesmo alguns adultos ficam nervosos na hora de sentir aquela picadinha. Portanto os mais corajosos que não choram na hora de enfrentar a temida agulha merecem ser parabenizados. Para incentivar e motivar a criançada a enfrentar o medo a Unidade de Saúde irá agraciar os corajosos com um certificado de coragem que comprova o destemor da criança. Além do certificado, todas as crianças receberam de presente um presente da secretaria.

Quem também estará presente para animar as crianças é o Zé Gotinha, o famoso personagem que representa uma gotinha de vacina. Durante a semana que se passou o Zé Gotinha circulou pela cidade e escolas convocando os pais e as crianças para o dia D de vacina que além de promover saúde ira propiciar um momento de descontração entre as crianças, elas vão poder brincar no pula-pula, na cama elástica, no escorrega e aproveitar bastante o sábado. “Vamos oferecer brincadeira e diversão o dia todo para as crianças e promover a prevenção”, afirma a secretária de saúde Adriana Correa.

Prefeita Milena Becher participa de reunião da Fecam

Prefeitos membros da diretoria da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) reuniram-se na terça-feira (7) com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, para discutir o montante da dívida do Estado com os municípios e avançar nas tratativas sobre o pagamento dos repasses atrasados de anos anteriores.

A prefeita de Vargem, Milena Becher participou da reunião como presidente da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). Participaram do encontro, o presidente da FECAM, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí; a 1º vice-presidente, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul; o 3º vice-presidente, Lírio Dagort.

Uma comissão com técnicos da secretaria estadual e a da FECAM deve ser formada para discutir o valor total da dívida e avaliar formas de pagamento.

Atendimento a terceira idade

Na última quinta feira, (09) após a atividade do educador físico Jorge, a enfermeira Katiane Heck encerrou com o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa o Percurso: Uma Vida Ativa e Saudável. Neste encontro, a profissional abordou assuntos referentes: ao auto-cuidado; auto-medicação e quando procurar o médico. O objetivo do encontro foi atingido, sendo que, os idosos sanaram suas dúvidas à respeito dos tema em questão.

*Informações: Comunicação/Prefeitura Municipal de Vargem

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1542 de 16 de agosto de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui