O inverno a favor da beleza: Período frio favorece tratamentos estéticos

Exposição solar após realização de procedimentos pode trazer resultados indesejados

O verão é um dos períodos mais esperados pelos brasileiros, o clima quente remete a viagens, praia, sol, e um bronzeado de chamar a atenção. Apesar de favorecer a diversão, o clima quente pode não favorecer os cuidados com a pele, já que os raios solares, mais frequentes nessa estação, costumam apresentar riscos a pele, principalmente quando são realizados procedimentos estéticos. Portanto a hora de aproveitar para dar uma caprichada no visual é o inverno. A dermatologista, Dra. Tahnee Suss, que atende no Centro de bem-estar Minha Essência, explica que com o clima mais ameno as pessoas diminuem a exposição ao sol, permitindo melhores resultados e evitando efeitos indesejados.

Dr. Tahnee Suss, Dermatologista

Não se deve concluir que no inverno não exista exposição solar, pelo contrário, eles existem e são nocivos a pele, mas acontecem com menos frequência do que no verão, portanto este período pode ser aproveitado para buscar tratamentos que tratam e cuidam da pele deixando-a mais bonita. Procedimentos estéticos requerem cuidados e as regras devem ser seguidas para que não haja prejuízo para ninguém. “De forma geral, não devemos nos expor ao sol após procedimentos na pele, tanto no inverno como verão. O verão se torna pior, pois temos o hábito de tomar sol, ir à praia, piscina e ambientes com maior exposição. Além disso, a incidência dos raios UV no verão tornam seus efeitos mais intensos e prejudiciais”, afirma a dermatologista, explicando que a exposição ao sol desidrata a pele com facilidade, produzindo mais pigmentos dificultando a regeneração da pele. “Isso torna mais difícil a recuperação após o procedimento e aumenta o risco de manchas e cicatrizes nos locais abordados”, prossegue.

Diante desses fatos, o inverno se apresenta como o período mais indicado para que a pele tenha uma recuperação mais saudável e adequada para os procedimentos estéticos. Dr. Tahnee Suss diz que os mais indicados no inverno são peelings químicos, físicos, laser de CO2 e outros ablativos, luz intensa pulsada, microagulhamento e dermoabrasão. “De forma geral, qualquer procedimento realizado na pele que prejudique a camada superficial protetora de alguma forma ou gere hematomas ou até inflamação local devem ser protegidos do sol após a sua realização para facilitar a recuperação da pele, mas com o devido cuidado isso é possível ser realizado até no verão. Mas os procedimentos citados no início são mais extensos e de certa forma mais agressivos, exigindo um período mais prolongado de cuidados e consequências mais significativas se exposto ao sol, por isso a preferência do inverno”, ressalta. Entre os tratamentos mais procurados estão o peeling químico, laser, luz pulsada e microagulhamento. Todos estes tratamentos podem promover bem estar e uma pele mais bonita e mais saudável.

De acordo com a dermatologista a pele é um reflexo visível da idade, saúde e hábito, e as pessoas muitas vezes procuram estes tratamentos visando a melhora na saúde e na autoestima, e de fato, os pacientes, sejam homens ou mulheres, se sentem mais felizes quando cuidam de si mesmos. A meta deve ser se sentir bem, e o médico dermatologista é o profissional indicado para ajudar as pessoas que buscam os aliados da juventude e da beleza. Além da parte estética, os cuidados com a pele são essenciais. “A pele é um grande órgão com diversas funções vitais para o nosso corpo, entre elas de equilíbrio e proteção, quanto mais cuidada mais equilíbrio seu organismo tem e mais protegido ele está. Ela atua na manutenção da nossa temperatura, imunidade, armazenamento de energia, ação hormonal entre várias outras. Se não cuidada, várias dessas funções podem ser afetadas”, ressalta.

Para ter uma pele saudável e bonita são necessários cuidados diários que não podem ser esquecidos. Dr. Tahnee aconselha sempre o uso de protetor solar para evitar o câncer de pele e o envelhecimento precoce, e uma rotina de limpeza e hidratação regular. “Ao levantar devemos lavar o rosto com sabonete específico para nossa pele, aplicar hidratante e filtro solar. Durante o dia o filtro solar deve ser retocado a cada 4h. No fim do dia o rosto deve ser lavado novamente, aplicado tônico facial para retirar restos de poluição, sujidades e maquiagem que não saem com a lavagem ou demaquilante e então o creme noturno para olhos e face apropriados. A alimentação saudável e tomar bastante líquidos contribui para uma pele mais jovem e bonita, e o cigarro e álcool, além dos diversos malefícios, contribuem para um envelhecimento precoce, uma pele seca, com rugas e manchas”, pondera.

Bons hábitos diários aliados aos procedimentos estéticos podem gerar bons resultados, mas é preciso lembrar que tratamentos estéticos devem ser feitos por profissionais especializados na área. Procedimentos feitos autonomamente e com pessoas duvidosas geralmente são maléficos a saúde, o mais indicado é procurar um dermatologista para indicar e realizar os procedimentos corretamente.

O médico dermatologista é especialista no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças de pele, cabelo, pelos, unhas e mucosas. Além disso, são especialistas em procedimentos cirúrgicos e estéticos envolvendo a pele e tecidos adjacentes. Portanto quando houver alguma doença ou alteração dessas regiões ou desejo de melhorar a estética, é quando o dermatologista deve ser procurado.

Conheça alguns dos tratamentos para serem feitos nesta estação:

  • Preenchedores: os principais são de ácido hialurônico, que tem uma duração que varia de 6 meses até 3 anos. Suas funções são várias, entre elas preencher sulcos e rugas, olheiras, lábios, cicatrizes e definir o contorno da face.
  • Skinbooster: é um ácido hialurônico modificado usado para fazer uma hidratação profunda com melhora de rugas finas muito usado na face, lábios e pescoço.
  • Toxina botulínica: é o famoso Botox®, serve para bloquear músculos da expressão da face evitando a formação das rugas ditas dinâmicas como na testa, ao redor dos olhos e da boca, nariz, sorriso gengival e pescoço.
  • Peelings: os peelings são uma forma de retirar a superfície da pele, para que ela se regenere de forma mais nova e saudável. Pode ser superficial, médio ou profundo dependendo da idade e objetivo. Podem tratar rugas, manchas, cicatrizes, acne entre outros.
  • Luz pulsada: indicada para vários tipos de tratamento principalmente vasos, alguns tipos de manchas, rejuvenescimento, olheiras entre outros.
  • Laser CO2: usado para rejuvenescimento (mais potente que a luz pulsada), cicatriz de acne, estrias entre outros.
  • Microagulhamento: são agulhas que variam em tamanho dependendo do objetivo do tratamento, podendo tratar envelhecimento (rejuvenescimento), cicatriz de acne, melasma, rarefação de cabelo (dependendo da causa), estrias entre outros.
  • Bioestimuladores de colágeno: são uns dos tratamentos mais novos com resultados naturais e eficientes de reestruturação da face envelhecida estimulando a produção de colágeno de forma prolongada. Além da flacidez da face, podem tratar flacidez corporal.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1543 23 de Agosto de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui