Santa Catarina reduz tempo de espera em filas para exames e consultas

De janeiro a junho, Estado recebeu mais de 3 milhões de agendamentos

A Saúde de Santa Catarina atingiu uma marca significativa: mais da metade (60%) das consultas e exames estão praticamente sem fila de espera. O índice é resultado da eficiência da Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA), que tem como função adequar as demandas dos procedimentos a partir da oferta disponibilizada pelas unidades hospitalares.

Atualmente são 337 especialidades e subespecialidades médicas reguladas pela CERA, sendo 249 em consultas e 88 em exames. A Central conta com 27 médicos reguladores, que avaliam os pacientes por critérios de classificação de risco.

Além disso, a CERA possui 51 unidades hospitalares reguladas em todo o Estado. Sendo que 17 encontram-se na Grande Florianópolis, sete no Grande Oeste, quatro no Meio Oeste, 13 no Sul, três no Norte, no Nordeste, e no Vale do Itajaí, uma na Foz do Rio Itajaí e na Serra Catarinense.

Em 2017, Santa Catarina foi pioneira na publicação das listas das filas de espera do SUS pela internet, em cumprimento à Lei estadual nº 17.066/2017. Por isso, técnicos de outros estados têm buscado informações sobre a implantação do Sistema de Regulação Nacional (Sisreg).

Situação das filas em Santa Catarina

Na Grande Florianópolis estão sem fila de espera as consultas para cardiologia e endocrinologia pediátricas, geriatria, ginecologia (oncológica), hematologia infantil, infectologia, urologia (andrologia). Ainda fazem parte deste índice exames de ultrassonografia (pediatria) e de ressonância magnética (oncologia).

Na Macrorregião do Grande Oeste, as filas de espera por exames de cateterismo, consulta em cardiologia e para cirurgia cardíaca, consulta em gastroenterologia, nefrologia, cirurgia oncológica e para urologia oncológica estão andando sem interrupção.

Também no Vale do Itajaí o fluxo das consultas está dentro da regularidade para cirurgia de cabeça e pescoço, gastroenterologia, mastologia e para cirurgia ortopédica.

No Sul, os pacientes dos hospitais regulados não têm enfrentado fila para consultas em cardiologia (hemodinâmica), cirurgia ginecológica (pré-operatório), cirurgia geral pediátrica, cirurgia geral vascular, neurocirurgia e neurologia adulto, oftalmologia (Catarata), ortopedia adulto.

Na macrorregião Nordeste não há mais fila para exames de broncoscopia, consulta em nefrologia adulto e em neurocirurgia adulto e pediátrica. Nas demais macrorregiões de Saúde diversos procedimentos também estão sendo oferecidos, com redução significativa das filas.

Crescimento no número de agendamentos

Ao longo dos anos o número de agendamentos de consultas e exames regulados pelo Estado tem crescido significativamente. De janeiro a junho deste ano chegaram a 3.086.952 agendamentos, com uma fila de espera ambulatorial de 541.309 no mês de Junho.

Apenas entre as instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram 213.548 agendamentos, com 170.687 na fila em Junho de 2018. A divulgação das listas de espera ocorre de acordo com a programação de treinamentos macrorregionais e conforme eles vão ocorrendo, mais unidades são integradas à regulação.

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui