A saída mais fácil

Pegar um atalho é buscar uma estrada em que seja possível diminuir a distância entre um ponto e outro, é como uma saída mais fácil, mas nem sempre o mais fácil é o melhor caminho. E a maioria de nós sempre busca um atalho e corta caminhos para conseguir o que precisa. Paciência é uma qualidade que poucos têm, e quando o assunto é saúde ai que ela desaparece mesmo. Todo e qualquer sintoma sentido é motivo para ansiedade, e pular etapas parece ser mais conveniente. A matéria de capa dessa semana apresentou um assunto que deve sensibilizar a população quanto a procura por atendimento médico. Muitos tentam atalhos na busca do atendimento rápido e esse comportamento imediatista leva muitos a esquecer a dor e a necessidade do outro. Muitos acreditam que sua dor é maior que a do outro e por isso se acham no direito de exigir atendimento em qualquer circunstância, mesmo que isso signifique prejudicar outros.

Mas, infelizmente, existem outros caminhos que parecem mais fáceis na busca pela saúde. Alguns preferem nem ir ao médico na busca de ajuda, afinal para que ficar numa fila de espera se eu já sei o que o médico irá me receitar? Diante de alguns sintomas alguns preferem se automedicar, abreviando a ida ao médico e a fila de espera para ser atendido. Mas é um caminho muito perigoso, que apesar de ser mais fácil pode ser prejudicial a saúde. Mas ‘quem tem dor tem pressa’, é a premissa que muitos usam para justificar esse tipo de atitude. Saúde é um bem precioso que merece ser cuidado da melhor forma possível, mas alguns comportamentos inapropriados e métodos paliativos podem trazer uma solução a curto prazo, mas a longo prazo pode gerar ainda mais complicações as pessoas.

Será que isso acontece por falta de orientação ou porque já virou um habito arraigado no nosso dia a dia que nem nos importamos com as possíveis consequências? Seria proveitoso refletir sobre esse tema, afinal as drogas lícitas, ou seja, os remédios, são os principais responsáveis pelos casos de intoxicação humana no Brasil, e alguns desses acabaram em morte.

As duas situações acima citadas servem de alerta quanto a atitude que deve ser tomada diante de situações que envolvam nossa saúde, todas nossas decisões devem refletir respeito a saúde de todas as pessoas. A saúde é um bem valioso que muitos não têm. Os hospitais no mundo estão cheios de pessoas doentes que desejam ter sua saúde restaurada. Portanto, os que gozam deste bem estar devem prezar e zelar por isso. Com saúde não se brinca. Então ao invés de pegar um atalho no caminho para a saúde, o melhor é ter uma rotina saudável. Para alcançar esse bem estar tão almejado por todos vale seguir certas regras: alimentação saudável, ingestão de água, exercícios físicos e a realização de check-ups periodicamente. Para isso o poder público mantem os locais para o acompanhamento médico, que são acessíveis a todos. Diferente de outros lugares no Brasil, em Campos Novos ainda é possível ter acesso a consultas médicas nos postos de saúde. Basta um pouco de paciência e mais conhecimento para que as pessoas saibam quando e como proceder em situações de doenças. Apesar existir ‘caminhos mais fáceis’, buscar atalhos não é a melhor solução.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1545 de 06 de Setembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui