Segunda-feira , 22 Julho 2019
Home / Região / Administração Municipal implanta mapa tátil e adaptações para facilitar acessibilidade na Unidade de Saúde

Administração Municipal implanta mapa tátil e adaptações para facilitar acessibilidade na Unidade de Saúde

Pessoas com necessidades especiais como deficientes visuais, cadeirantes e idosos já têm mais facilidade para acessar as instalações da Unidade de Saúde José Mocelin de Abdon Batista.
Nas últimas semanas a Administração Municipal investiu cerca de R$ 20 mil na instalação de piso tátil e painel em braile para guiar pessoas com deficiência visual, além da colocação de placas em letras em braile junto às portas de cada ambiente na Unidade Básica de Saúde. O acesso de cadeirantes também foi contemplado com a criação de uma vaga de estacionamento exclusiva para portadores de necessidades especiais. “A iniciativa teve o objetivo de contribuir e assegurar os direitos à acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à nossa Unidade de Saúde de Abdon Batista”, destaca o prefeito Lucimar Antônio Salmória.

Tanto o piso quanto o mapa tátil estão de acordo com a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004.

>Piso Tátil Direcional: Serve para direcionar e orientar o trajeto em locais amplos. Exemplo: onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve para indicar a direção a ser percorrida.

>Mapa Tátil: Combina textos em braile e alto-relevo, além da comunicação tátil já destacada e auxilia as pessoas com visão restrita sobre o curso de uma rota acessível.

“Casinhas coletoras de lixo” são instaladas no interior de Abdon Batista

A Administração Municipal de Abdon Batista investiu nas últimas semanas na instalação de “casinhas coletoras de lixo” no interior do município. A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar um local adequado para coleta do lixo, além de evitar que os resíduos sejam espalhados pelos animais ou pela enxurrada em dias de chuva.

Inicialmente as estruturas foram instaladas em três locais às margens da rodovia nas comunidades de Arroio Bonito, São José e Bom Jesus. Em Abdon Batista a coleta do lixo é realizada todas as terças-feiras e sábados. Já nas quartas-feiras é realizada a coleta do lixo reciclável.

Obras de construção de calçadas em torno do Lajeado Demeneck avançam

Segue em andamento mais uma etapa da obra de construção dos passeios em torno do Lajeado Demeneck, em Abdon Batista. O local está sendo preparado para a colocação de paver e em seguida terá inicio a implantação da ciclo faixa.

A obra contempla a construção de passeios com acessibilidade, área de lazer com iluminação e paisagismo.

*Fotos e informações: Comunicação/Prefeitura Municipal de Abdon Batista

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1547 de 20 de Setembro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *