Dia Nacional do Surdo e o processo de inclusão

A Comunidade Surda Brasileira comemora hoje 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Foi no dia 26 de setembro de 1857 a inauguração da primeira escola para Surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos. A data foi instituída legalmente pela Lei Federal nº 11.796/ de 2008. A perda auditiva, também conhecida como deficiência auditiva, é uma incapacidade parcial ou total de ouvir e pode ser causada por vários fatores, como genética, envelhecimento, exposição ao ruído, algumas infecções, complicações no parto, trauma no ouvido e certos medicamentos ou toxinas.

Uma pessoa surda tem pouca ou nenhuma audição e uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio da Libras que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.

Já o Decreto 5.626 de 2005 torna obrigatórios o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.

Muitas são as instituições de apoio aos deficientes auditivos (D.A). Em Campos Novos, há 11 anos foi implantada a Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais – ACADAV. A Secretária da ACADAV, Maria Solange dos Santos, entende que muito se avançou quando o assunto é sensibilização da população camponovense quanto à perda auditiva. Há, porém, muitos desafios a serem superados no processo de inclusão dos surdos. Entre os desafios, a melhoria da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais.

A ACADAV atende 22 surdos em diferentes faixas etárias. Todos preparados para o mercado de trabalho estão incluídos, ressaltou Maria Solange. Ela chama atenção ainda para a importância do diagnóstico precoce na prevenção da surdez e também encaminhamento da pessoa com perda de audição. Maria Solange dos Santos informou também que no dia 26 de Outubro, acontece em Campos Novos, a Décima Edição do Encontro Regional do Surdo.

Na oportunidade a Secretária da Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes auditivos e visuais deixou um agradecimento especial à todos que colaboraram para a realização da 5ª Edição do Chá Beneficente ACADAV, realizado no último sábado, 22 de Setembro, no Clube Aqua Camponovense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui