Segunda-feira , 24 Setembro 2018
Home / Cotidiano / Entidades se reúnem para planejamento da 41º Romaria Estadual de Nossa Senhora Aparecida

Entidades se reúnem para planejamento da 41º Romaria Estadual de Nossa Senhora Aparecida

Evento já tradicional acontecerá no dia 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida e terá os mesmos moldes do ano passado.

Aconteceu na tarde de ontem (10) a primeira reunião oficial com organizadores, apoiadores, e entidades de classe para a realização da 41° Romaria em Campos Novos. Para Padre Alcides Angonese o evento fica ano a ano cada vez maior. “Muitas pessoas comentam e aqui temos um exemplo, hoje faltou cadeira e também tivemos algumas ausências, isso mostra que somente nós da Paróquia São João Batista, não conseguiríamos nunca fazer o evento sozinhos e é uma honra poder contar com todas essas pessoas e outras mais para fazer essa comemoração juntos”.

Padre Alcides entregou aos presentes a Programação das novenas e também a programação do dia 12 onde tem como destaque a apresentação da dupla religiosa Álvaro e Daniel que está com a presença confirmada e é patrocinada pela Casa Blanca. O padre também confirmou que durante a caminhada o Pároco da Catedral de Joaçaba que fará a animação da multidão, o pároco fez agradecimentos a todos os parceiros, festeiros, comunidade, amigos, voluntários e organizadores.

Segundo o Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Ademir Bebber muita coisa deu certo em 2017 e o legado vai se manter. “O ano passado foi um marco pois mudamos muitos pontos da romaria, nos arriscamos muito por que muita coisa poderia ter dado “errado”, mas deu certo, e este ano vamos somente ver os pequenos pontos que não funcionaram e ajustar”.

O prefeito Alexandre Zancanaro, comentou que todas as secretarias estarão envolvidas para ajudar no que for necessário. “Acredito que cada secretário esteja ciente do que é necessário no seu setor e nós estamos sempre dispostos a dialogar para que todos sejam acolhidos e atendidos”.

Estiveram presentes entidades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Conselho da Pastoral da Paróquia São João Batista, Unicampo, Secretarias da Prefeitura e Prefeitura Municipal.

Pontos importantes

A pedido da Secretária de Saúde Sandra Rosar haverá um atendimento maior à saúde do romeiro na Casa da Acolhida. O padre Alcides comentou que já conversou com a Câmara de Dirigentes Lojistas sobre os alvarás aos camelôs e ambulantes que terão o atendimento no mesmo formato, sendo dispostos após a quadra do Supermercado Castanhel. Outro ponto discutido foi o apoio da Secretaria de Obras que dará suporte à infraestrutura, acesso a luz junto à Celesc e a água pelo SAMAE.

O acolhimento dos romeiros na caminhada e durante o evento para informações e dúvidas ficará à cargo do Interact e também do Grupo de Escoteiros Araucária. A segurança foi um ponto positivo no ano passado e este ano será estendida com policiais a paisana e também o apoio da cavalaria.

Na praça de alimentação haverá menos box do que o ano passado, provavelmente oito ou nove para priorizar as entidades e atender melhor, entre os confirmados para a alimentação estão AMA, ACADAV, Rede Feminina de Combate ao Câncer e outros.

O Conselho Tutelar atuará mais presente junto à Polícia Militar e Civil este ano pela identificação de crianças vendendo produtos de camelô no ano passado. Essa irregularidade se identificada será notificada e multada. Desde o início da semana a prefeitura estará emitindo os alvarás de funcionamento e fiscalizando os vendedores o ponto de cadastro será a creche do Bairro Aparecida.

Outro ponto importante é que neste ano a imagem de Nossa Senhora Aparecida voltará a ser conduzida pelo Caminhão Corpo de Bombeiros, no ano de 2017 a imagem foi levada por um trio elétrico, mas a coordenação achou que a estrutura foi pequena e também que a condução da imagem não ficou “Oficial”. Outra mudança é o palco principal, em 2017 ele ficou no meio da avenida e em 2018 o mesmo será montado mais próximo do Santuário/Supermercado Castanhel, deixando ao menos uma “mão” da avenida livre para trânsito de romeiros.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *