Grupo de Bem Com a Vida participa de desfile do dia 7 de setembro

Desfile cívico contou com a participação das secretarias do município

O desfile do dia 7 de setembro geralmente é realizado pelos estudantes, mas em Vargem o desfile desse ano foi um pouco diferente, pois além dos estudantes contou também com a participação de grupos formados pelas secretarias do município. Mas um dos grupos que se destacou foi o grupo ‘De Bem Com a Vida’ formado por idosos que participam de ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social. Na quinta-feira (6), dia que antecedeu o desfile, a prefeita Milena Becher e o secretário Divonei dos Santos realizaram um encontro com o grupo da terceira idade para a distribuição do uniforme que foi usado no dia do desfile e para acertar os últimos detalhes da caminhada. Os idosos estavam bem animados com a ideia de poder desfilar e relembrar seus tempos de estudante.

“Gosto muito daqui, me sinto bem cuidada. Lembrei do tempo em que eu era menina, é uma sensação muito boa”, relatou a idosa Helena Fagundes que participou do desfile. E é esse o objetivo do trabalho realizado com a terceira idade: valoriza-los e aumentar sua autoestima. A prefeita Milena Becher afirma que os idosos jamais podem ser esquecidos, pois eles são de extrema importância para a sociedade. “Algumas administrações públicas os tem como uma classe não produtiva dentro da sociedade, mas nós entendemos de outra forma. Os idosos são experientes e tem muito para nos ensinar. E queremos por meio da secretaria promover a valorização deles”, enfatiza.

O secretário de assistência social Divo relata que os idosos precisam de atenção por isso a secretaria realiza um trabalho que visa ajuda-los a se mantarem ativos e animados. “Eles gostam muito dessas atividades, eles se sentem valorizados. Nós damos bastante prioridade para esse tipo de iniciativa. Sempre buscamos integrar os idosos promovendo a participação deles em várias atividades. Eles gostam dessas atividades, porque eles no passado trabalharam, eram ocupados, mas agora estão aposentados e tem que aproveitar esse tempo para se divertir. Temos o apoio da prefeita Milena”, destaca.

Servindo de exemplo

O município está sendo exemplo para municípios maiores, por exemplo, há dias atrás o secretário de assistência social de um município próximo visitou Vargem para conhecer o trabalho realizado pela secretaria. “Nos encontramos num congresso e comentei com ele sobre as atividades feitas em Vargem, então ele veio nos visitar junto com a equipe dele para ver como nós trabalhamos. Ele quis mostrar para a equipe dele como está sendo feito as atividades da secretaria”, comentou o secretário Divo, que acrescentou dizendo que eles estão fazendo muito com pouco. “O pouco recurso que temos estamos direcionando para o que é essencial para nosso município”, conclui o secretário Divo.

Vargem comemora bom resultado no IDEB

Município ficou com nota 6 superando a nota projetada para o ano de 2021

Isaura Dalcanalle, secretária de educação

A educação de Vargem está muito feliz com o resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Este indicador foi criado pelo governo federal para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Vargem se saiu muito bem nesta avaliação que corresponde ao ano de 2017. Além de ter elevado sua nota com relação ao ano de 2015, o município também superou a meta projetada para o ano de 2021. A administração, através da Secretaria Municipal de Educação, continuará os investimentos em educação para que o município continue a progredir neste caminho.

A educação é um dos setores de mais importância para a administração municipal, por isso não pode ser negligenciada. A prefeita Milena Becher, apesar de estar feliz ao saber do resultado, afirma que o trabalho tem que continuar para que mais resultados positivos sejam obtidos. “A educação é o que forma o cidadão de bem, a nossa preocupação é justamente trabalhar a educação com qualidade”, afirma. Para isso a administração tem investido em qualificação de professores, material escolar de qualidade, estrutura física e merenda de qualidade, que são fatores que contribuem para que ao aluno tenha um bom aprendizado e permaneça na escola. “Estamos nos esforçando para aprimorar e desenvolver ano após ano a qualidade de ensino do município. Não podemos parar por ai, temos muito a fazer”. Algumas das medidas que Milena já adiantou é o investimento em um novo laboratório de informática que irá possibilitar e incentivar os alunos na busca por mais conhecimento.

A secretaria de educação, Isaura Dalcanalle, também comemora o resultado e atribui os feitos ao esforço e trabalho conjunto realizado pela administração municipal. Isaura também enfatiza os investimentos que são feitos na qualificação dos professores e nas metodologias usadas em sala de aula. “Trabalhamos com o PNAIC (Pacto Nacional De Alfabetização na Idade Certa), e por meio dele nós realizamos um capacitação de 100 horas e em breve realizaremos outra de 40 horas para ajudar os professores a dar o melhor de si em sala de aula. E também começamos uma parceria com o grupo positivo que oferece livros didáticos de qualidade para os alunos”, acrescenta. A secretária garante que este empenha provavelmente irá ser benéfico para os alunos de Vargem.

Beneficiários do Bolsa Família são convidados para participar de sessão de cinema

A equipe técnica do CRAS, proporcionou aos beneficiários do programa Bolsa Família uma manhã com sessão cinema, com o Filme: UP Altas Aventuras, em seguida, o grupo iniciou confecção da colcha de retalhos. Cada participante irá pintar no pedaço de tecido, momentos que marcaram sua vida, sua história, para em seguida juntar todos os retalhos à uma única imagem.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1546 de 13 de Setembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui