Harmônica Arte e Entretenimento emite Nota de Esclarecimento e confirma continuidade da Programação na Região

A Harmônica Arte e Entretenimento, realizadora do projeto Viagem Teatral, vem a público esclarecer alguns pontos relacionados à difamação e às manifestações que buscaram vetar as apresentações do espetáculo “Menina e sua sombra de menino”, agendada para os dias 18 e 19 de setembro de 2018, na Cidade de Campos Novos, Santa Catarina.
O Projeto em sua 10º edição, já circulou por 8 estados brasileiros, 65 cidades para um público superior a 60 mil pessoas.

A cada ano, um (ou mais) espetáculos são convidados a fazer parte do projeto, sendo sempre escolhido dentro de uma proposta elaborada pela coordenação. Para a 10º edição (1ª etapa) foi convidado o espetáculo “A menina e sua sombra de menino”, dos atores Paula Bittencourt, Leandro Magalhães e direção de Pépe Sedrez. Todos profissionais renomados da área teatral e com longa experiência no teatro voltado para a infância e juventude.

Foram escolhidas 5 escolas públicas estaduais do município de Campos Novos/SC para a realização do projeto em reuniões prévias com a Gerência Estadual de Educação.
O espetáculo conta a história de uma menina que foge aos padrões comportamentais pre-estabelecidos por gostar de fazer coisas incomuns, como ler com patins nos pés e não querer se pentear. O espetáculo mostra de forma poética, diferentes maneiras de brincar, como: Jogar bola, bambolê, amarelinha, pipa, esconde-esconde e outros. Fazendo também um resgate de brincadeiras populares e tradicionais da nossa infância.

O conflito se estabelece quando os adultos tentam encaixar a protagonista naquilo que acreditam ser o adequado para uma menina, julgando e limitando as brincadeiras. Por ela gostar de brincar de coisas ditas de menina (boneca, balé, corda) e também de coisas ditas de menino (futebol, carrinho, vídeo game) as pessoas afirmam a todo tempo que ela parece um menino.

O espetáculo tem o objetivo de estimular as crianças a pensar e ter respeito por todos e suas individualidades e acima de tudo ter o direito a brincar! Reforçamos que a obra NÃO aborda temas como: Sexualidade e “ideologia de gênero”.

Repudiamos veementemente a forma que o presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) se manifestou, de maneira isolada, irresponsável e caluniosa a respeito do projeto. www.harmonica.art.br

Solicitamos que o CMDCA de Campos Novos, se pronuncie de forma clara e objetiva sobre o espetáculo, tendo em vista que seus membros assistiram à peça, diferente de sua última nota de esclarecimento, que usou de meias palavras para confundir ainda mais os pais camponovenses.

Repudiamos também a maneira que pessoas mal-intencionadas vêm se manifestando em redes sociais. Pessoas que não assistiram ao espetáculo, e de maneira irresponsável, oportunista e caluniosa, pregando o ódio, como forma de se manifestarem política e religiosamente. Para estas, estamos acionando a justiça afim de que retratações sejam feitas, pois calúnia e difamação são crimes, de acordo com Artigo 138 do Código Penal.

Artigo 138: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (anos), e multa. § 1º: Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

Lamentamos profundamente que as crianças do município de Campos Novos sejam privadas do seu direito de acesso aos bens culturais por uma censura de um pequeno grupo isolado que não soube (ou não quis) interpretar a proposta do espetáculo.

Para preservar a nossa integridade física, optamos por adiar as apresentações que ocorreriam hoje (dia 19/09) e amanhã (dia 20/09) até que as devidas informações se tornem públicas e de conhecimento de todos.

Agradecemos primeiramente a Enercan, pela confiança e pelo excelente trabalho que realiza na região! Também agradecemos o corpo docente das Escolas Henrique Rupp e Gasparino Zorzi que nos receberam de forma carinhosa e por todo esforço empregado para a realização das apresentações. Ao Sr Alaor Gotz e a toda equipe da Gered, ao Conselho Municipal de Cultura, à Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campos Novos e ao Ministério Público Estadual. E a toda população camponovense que por diversas vezes nos recebeu de forma respeitosa.
Campos Novos, 19 de Setembro de 2018.

Heitor Lins
Harmônica Arte e Entretenimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui