“Não sabemos o motivo desse resultado”, afirma secretária de educação sobre resultado do Ideb

Em coletiva, secretária Evanilda Correa afirma que os resultados do investimento desta gestão ainda não podem ser avaliados.

Esta semana foi divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apontando o município de Campos Novos, o maior da região da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc), em penúltimo lugar na região na pontuação geral das escolas da rede municipal de ensino, ficando com nota 5.8 referente ao ano de 2017, a mesma nota adquirida no ano de 2015. Apesar da pontuação geral, duas escolas municipais superaram o índice 6, como no caso do Grupo Escolar Jardim Bela Vista, com 6.8; e do Caic Professora Nair da Silva Gris, que alcançou 6.4. Na manhã desta quarta-feira, a secretária de educação, Evanilda Correa, em coletiva de imprensa se pronunciou sobre o resultado. “De 2015 a 2017 não tivemos um crescimento. Mas não sabemos o motivo. Nós não estávamos lá”, respondeu, alegando que esta avaliação foi resultado do investimento feito na gestão passada.

A secretária Evanilda esclareceu que o Ideb é calculado de dois em dois anos, ou seja, este último que aconteceu foi em 2015 e 2016 gerando resultado em 2017. “Essa gestão não trabalhou nos anos 2015 e 2016. Nós só vamos saber o nível dos alunos na aprendizagem e o resultado do censo escolar em 2019”, afirmou. Nesta gestão iniciada em 2017 foi implantado o Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo no ensino fundamental de Campos Novos. Este investimento tem sido feito com o objetivo de melhorar o ensino e a educação e que isso possa refletir nas próximas avaliações. “Esse investimento tem sido feito para fortalecer o ensino e que as crianças e as escolas têm melhores condições de ensino para que possamos atingir não apenas os números estatísticos, mas principalmente a verdadeira e efetiva aprendizagem das crianças”, destaca. A secretaria acredita que esse esforço provavelmente vai ser vistos no futuro e acredita que a nota do município venha a subir em 2019.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O Ideb avalia o desempenho da educação, por escola, por estado e por. O Inep é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que elabora as provas avaliativas para calcular e verificar o desempenho escolar no país, nos estados e nos municípios. Na região, a melhor colocação foi das escolas da rede municipal de educação do município de Abdon Batista que tirou nota 6,8. Na avaliação estadual Santa Catarina está com nota 6,5, estando acima da média nacional que é 6.

1º – Abdon Batista– 6.8
2º – Celso Ramos – com 6.5
3º – Vargem – 6
4º – Brunópolis – 5.9
5º Campos Novos e Zortéa – com 5.8
6º Monte Carlo com 5.7

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1545 de 06 de Setembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui