Proprietários de imóveis rurais têm até sexta-feira para declarar o ITR

Fetaesc capacitou cerca de 150 dirigentes sindicais para auxiliar os agricultores no preenchimento

Os proprietários de imóveis rurais de todo o país têm até a próxima sexta-feira (28), para apresentar a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR). Para orientar agricultores e agricultoras de Santa Catarina e evitar problemas por preenchimento incorreto do formulário eletrônico, a Fetaesc e a Receita Federal capacitaram cerca de 150 dirigentes sindicais e colaboradores dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) Rurais e Agricultores (as) filiados à Federação.

O técnico da Receita Federal Egídio Bonim orientou os participantes sobre os procedimentos corretos de preenchimento do formulário atual do ITR para que colaboradores dos sindicatos possam auxiliar os proprietários de imóveis rurais, prevenindo que eles sejam multados por preencher o formulário de forma incorreta.

A declaração do ITR deve ser entregue online até as 23h59min do dia 28 de setembro, por meio do sistema operacional que gera a declaração do imposto, que está disponível no site da Receita Federal.

Segundo o vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, a falta de atualização dos dados da propriedade é um dos problemas mais comuns. “Há conflitos de informações declaradas no ITR com dados que constam no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e nas agências bancárias, por isso estamos fazendo uma força-tarefa com os sindicatos para auxiliar os produtores na hora do preenchimento”, explica.

Os proprietários de imóveis rurais de Santa Catarina que ainda não fizeram a declaração do ITR devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município mais próximo da propriedade rural.

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui