Santa Catarina inaugura Observatório da Gastronomia

Portal lançado nesta semana vai reunir notícias, pesquisas e eventos do setor. Objetivo é que conhecimento gerado sirva como subsídio para investimento público

“É um momento muito importante para a gastronomia porque o Observatório vai provocar o debate”

Nesta semana, a Associação FloripAmanhã e o Senac realizaram o lançamento do Observatório da Gastronomia de Santa Catarina em cerimônia no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A estrutura vai funcionar como repositório de notícias, pesquisas e eventos sobre o setor na Capital e no Estado na forma de um portal na internet aberto e gratuito. O objetivo é que o Observatório gere dados a fim de se tornar referência para geração de conhecimento, investimentos do poder público e integração do setor.

Segundo a coordenadora da plataforma, analista educacional do Senac Nathália Bernardinetti, as informações coletadas vão auxiliar as autoridades a realizar um diagnóstico da gastronomia em Santa Catarina. “A ideia é que, a partir das informações que serão compartilhadas nele, os usuários produzam esse conteúdo. E que essas informações fomentem políticas públicas, um olhar crítico, novas pesquisas, a partir do que vai ser compartilhado ali”, disse.

“Para quem é do setor, a gente vai ter informação técnica, relatórios técnicos, compartilhados de parceiros. Ainda não temos a área de pesquisa do Observatório, mas isto está previsto para um futuro. Boletins didáticos, boletins de tendências, relatórios, também vai ter uma seção de divulgação de eventos do setor, eventos técnicos, científicos, culturais. Tem notícias e também um espaço colaborativo, que pode compartilhar conteúdo, pesquisas, ou boletins, livros relacionados à gastronomia”, afirma.

Para Nathália, o principal diferencial do Observatório é a convergência de diversos agentes da sociedade em benefício do setor. “É muito importante a participação de instituições de ensino, ou instituições como Fiesc, Sebrae, que já é um parceiro, de entidades, a integração para compartilhar o conteúdo para quem tiver interesse na área. ”

Segundo Cláudia Leitão, especialista em economia criativa e palestrante da noite de lançamento, a grande dificuldade para investir em áreas criativas, como a gastronomia, é a falta de dados confiáveis sobre o setor. Muitas das novas profissões, novas atividades, diz ela, não são registradas, às vezes nem formalizadas, então é difícil mensurar o que realmente tem potencial e está dando certo, gerando emprego e gerando renda. Ela destaca ainda a necessidade de formação de gestores e de linhas de crédito específicas para o setor.

Para a presidente da  Associação FloripAmanhã, Anita Pires, este é um momento muito importante para a gastronomia por que o Observatório vai provocar o debate. “Quando Florianópolis assinou o dossiê dando a chancela da Unesco como Cidade da Gastronomia, na qual a FloripAmanhã é ponto focal, nós assinamos um compromisso de criarmos um Observatório da Gastronomia. Isso faz quatro anos. Calculamos o custo, mas não conseguiríamos fazer frente com a Associação e encontramos este parceiro maravilhoso que é a Fecomércio/Sesc/Senac”, disse

O documento que formaliza a criação do Observatório foi assinado pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Bruno Breithaupt, pela presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, e pelo diretor regional do Senac, Rudinei Raulino. O site pode ser acessado neste link.

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui