Quinta-feira , 14 Novembro 2019
Home / Região / Saúde é prioridade no município de Vargem

Saúde é prioridade no município de Vargem

Empenho e economia da prefeitura tem proporcionado um atendimento exemplar em saúde

“Saúde é nossa principal bandeira”, afirma a prefeita Milena Becher sobre sua preocupação em promover a saúde do cidadão Vargense. A saúde é uma necessidade de toda população e por isso não se pode poupar neste setor que garante o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. O município de Vargem se tornou uma referência em saúde no estado de Santa Catarina, e mesmo os casos que não competem ao município são atendidos pela prefeitura, que abraça a causa porque se preocupa com o cidadão.

Mesmo com os entraves econômicos, a administração municipal economizou nos demais setores para que pudesse dar prioridade a saúde. E um dos resultados desse empenho é que muitas filas de cirurgias foram zeradas em Vargem.

“A nossa responsabilidade é a atenção básica, mas nós não podemos deixar a população definhando enquanto espera uma cirurgia. Nós tomamos a responsabilidade do estado e da união quanto a alta e média complexidade para poder propiciar a população uma vida mais saudável”, relata Milena.

Foram feitas mais de 50 cirurgias em menos de um ano, procedimentos que estavam engavetados a mais de 5 anos foram realizados com recursos do município. Alguns pacientes já estavam desacreditados achando que não conseguiriam ter suas cirurgias realizadas. Mas com muito empenho a prefeitura possibilitou que esses moradores tivessem seus problemas resolvidos. Foram realizadas cirurgias de vesícula, hérnia, histerectomia, laqueadura, catarata, e a lista de espera de todas elas foi zerada.

Além dessas cirurgias o município tem se esforçado em aumentar o número de realizações de ressonâncias e tomografias para a população. “O estado permite uma ressonância a cada três meses, via SUS, e na forma como viemos trabalhando conseguimos liberar 24 ressonâncias no mês, zerando a fila que tinha, e dando um alento para a população que depende de um sistema que infelizmente é lento para atender”, destacou a secretária de saúde Adriana Correa.

Programa ‘Saúde do Trabalhador’

A prefeita Milena Becher, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou no município o programa Saúde do Trabalhador, projeto voltado para o incentivo e a promoção da boa saúde da classe de trabalhadores de Vargem que devido a rotina ocupada não tem tempo para ir ao médico. Para permitir o acesso dessa classe aos atendimentos médicos a Unidade de saúde irá funcionar com todos os serviços disponíveis uma vez no mês, no horário de 17h as 20h30. O atendimento será realizado mediante agendamento.

A iniciativa foi pensada pela administração para que todos possam ter acesso aos atendimentos médicos de forma a não gerarem prejuízos as empresas. “Queremos dar acessibilidade e direito para todos os trabalhadores que trabalham nos dois períodos. Esse programa foi pensado para permitir que o trabalhador tenha um atendimento médico no horário que seja conveniente para ele. Às vezes os horários de trabalho não permitem que o trabalhador se ausente do trabalho, mas com o programa Saúde do Trabalhador todos terão um atendimento de forma igualitária”, explica Milena. O programa Saúde do Trabalhador já está em funcionamento e os agendamentos já podem ser feitos.

Prefeita Milena Becher assina processo licitatório para a  construção de duas pontes

Milena Becher

Promover o bem estar e a boa locomoção da população e dos trabalhadores sempre foi uma ação importante na gestão da prefeita Milena Becher, que tem trabalhado para realizar obras que beneficiem o cidadão. Desta vez a prefeita confirmou a construção de duas pontes de concreto, uma na Comunidade Morro do Dez e outra na comunidade Marodim. A assinatura da homologação do processo licitatório inicia os trâmites para que logo os trabalhos sejam realizados pela Secretaria de Obras. As duas pontes foram orçadas no valor de R$ 211.216,12. Assim que a licitação for concluída a obra irá começar.

“Esse investimento irá trazer mais segurança para os moradores da região e para os produtores que precisam transitar de uma comunidade para outra. Vai também facilitar o processo de escoamento da produção. A construção das duas pontes de concreto será uma economia para o município que poupará recursos por não mais precisar realizar reformas constantes nas pontes”, afirma Milena. Comenta ainda sobre os gastos com pontes de madeiras, que por terem uma durabilidade menor precisam periodicamente ser reformadas, gerando um maior gasto ao município. Desde o início da administração, Milena se propôs a melhorar o trânsito e a locomoção das pessoas, por isso desde então já construiu mais de 20 pontes em Vargem, e garante que todas as pontes do município estão serão refeitas.

Equipe sub 17 e sub 13 de Vargem tem bom desempenho no campeonato ‘Victor Eduardo Machado’

O município de Vargem participou do campeonato de futsal ‘Victor Eduardo Machado’ promovido pela rádio Cultura de Campos Novos que finalizou no último domingo (23). A equipe feminina Sub 17 ficou em 3° e Sub 13 em 2°, já a equipe masculina Sub 17 ficou em 2°, trazendo três troféus que deixaram o município e o secretário de esportes feliz e orgulhoso pelo bom desempenho demonstrado pela equipe vargense. O campeonato teve a participação de mais de 800 que vieram de diversas cidades como Videira, Capinzal, Campos Novos, Ouro, Abdon Batista, Celso Ramos.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1548 de 27 de Setembro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *