Quinta-feira , 14 Novembro 2019
Home / Região / Unidade de Saúde de Vargem já realizou mais de 10.000 atendimentos este ano

Unidade de Saúde de Vargem já realizou mais de 10.000 atendimentos este ano

Além dos atendimentos, unidade registra 23.994 procedimentos clínicos

O município de Vargem, segundo o último censo, registra uma população estimada em 2.522 pessoas. Mas apesar da pequena quantidade de pessoas, elas estão bem assistidas em saúde. A Administração Municipal tem trabalhado bastante para ofertar atendimento médico para todos. Prova disso são os números registrados de atendimentos na Unidade de Saúde no ano de 2018 que chega a 10.848 e mais 23.994 procedimentos clínicos, é um número bem alto levando em consideração o número de habitantes. O corpo clínico da unidade conta com várias especialidades para que a população nem sempre tenha que recorrer a outras cidades em busca de atendimento médico.

Atualmente existem 2.396 usuários cadastrados na unidade, e além do atendimento nos consultórios, os médicos também realizam consultas domiciliares quando o paciente está impossibilitado de ir até o local. A Secretaria de Saúde registra 7.192 visitas realizadas de 01 janeiro a 01 de setembro. Os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem e odontologia somam 23.994. Nas especialidades terapêuticas, que foram iniciadas no mês de agosto foram confirmados 38 atendimentos. A ginecologia, que também foi implantada na unidade em agosto, registra 20 atendimentos. Os atendimentos em clínica geral somam 7.419 atendimentos.

Além dos atendimentos médicos disponíveis na unidade, a administração municipal também promove atividade coletivas voltadas para gestantes, crianças e adolescentes e para os idosos. O município conta com o grupo de gestantes, o grupo Saúde na Escola, o grupo Caminhada, o PSE, o grupo Vida Saudável, juntos estes projetos realizaram 190 atendimentos.

A saúde sempre foi prioridade para a administração, a prefeita Milena Becher, desde que começou seu mandato, tem se dedicado a promover a saúde da população vargense. Para isso ela tem investido em capacitações, novas especialidades e mais médicos. Recentemente a unidade ganhou mais um clínico geral, o Dr. Yodelki Orosco, que divide os atendimentos com o Dr. Marco Aurélio, agilizando e permitindo que sejam feitas mais consultas médicas. Uma médica ginecologista-obstetra também começou a atender na unidade, um presente para as mulheres e para as gestantes do município.

Uma população bem atendida e acolhida tem mais saúde, vigor e conhecimento. Um setor médico bem preparado e de qualidade consegue dar suporte a população e sensibiliza-los sobre a importância da prevenção como meio de buscar a saúde. E o município tem cumprindo seu dever em propiciar o acesso a saúde para todos.

Prefeitura de Vargem promove concurso para resgatar a cultura do município

A administração municipal de Vargem, através da Secretaria de Educação, está coordenando um concurso nas escolas com o objetivo de promover e resgatar a cultura e história de Vargem. O departamento de turismo e cultura, coordenado por Fagner Passos, idealizou o projeto, que será executado pela Secretaria de Educação. O projeto terá a participação da escola estadual e municipal. Poderão participar do município os alunos do 5° ano das escolas municipais e na escola estadual todas as séries vão poder participar. No dia 18 a prefeita Milena Becher compareceu as escolas para convidar os alunos para participar do concurso. “Este projeto justifica-se pela busca da valorização de nossas raízes e nosso desenvolvimento econômico, social e cultural. A identidade de um povo é algo valoroso que o define na historia, deixar de expressar os valores e os costumes acaba por fazer com que nosso povo perca sua identidade e seus valores culturais”.

Fagner Passos relata que a ideia surgiu com base da necessidade de dar a conhecer as pessoas sobre o passado do município. “As pessoas nem sempre sabem como o município se formou e progrediu. Os primeiros moradores de Vargem trabalhavam duro nas madeireiras. A finalidade do concurso é resgatar tais valores, e com base na nossa economia no setor madeireiro, dessa forma podemos conhecer nossa verdadeira identidade”, explica Fagner.

O concurso será disputado entre equipes formadas por alunos, que podem ser da mesma turma ou não. A equipe deve ter 10 alunos que escolherão uma abordagem sobre o tema proposto, e deverá conter relatos atuais e antigos referentes ao setor madeireiro, um professor deverá ser o orientador do grupo. A apresentação será de 10 a 15 minutos.

As inscrições das equipes deverão ser feita até o dia 1 de outubro nas secretarias da escola. Ao fazer a inscrição as equipes deverão entregar um relatório com a metodologia que será utilizada na pesquisa, com titulo e contendo no mínimo 300 caracteres e no máximo 500. A apresentação será no dia 16 de dezembro com inicio a partir das 13h no Salão Paroquial de Vargem.

O primeiro lugar ganhará uma viagem turística para a capital do estado, e m troféu para os alunos da equipe vencedora. O segundo lugar ganhará um passeio no Recanto das Colinas.

*Fotos e informações: Comunicação/Prefeitura Municipal de Vargem e Jornal O Celeiro

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1547 de 20 de Setembro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *