A dança sobre um novo olhar

A 19ª Edição do Festival Escolar de Dança “Dança Catarina”, foi realizada na cidade de Vargem no sábado, dia 13 de outubro. O evento é promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Campos Novos, com a coordenação da Gerência de Educação (GERED) e esse ano contou com a parceria do município de Vargem, que foi sede da Etapa Microrregional.

Conforme a Integradora Educacional da GERED, Clarice Luvison, a Etapa Microrregional em Vargem teve a participação da região da 8ª ADR Campos Novos e da região da 11ª ADR de Curitibanos, com um total de 320 alunos-bailarinos representando suas unidades escolares e abrilhantando esse lindo espetáculo da dança. Os jurados são coreógrafos renomados que acompanham a comitiva da Fesporte. Em Vargem estiveram Alexandra Klen, Ricardo Tetzner Magno Rodrigues, o The Black, e Luciane da Cruz Souza Gamba.

As competições aconteceram na categoria Mirim, de 6 a 11 anos, categoria Infantil de 11 a 15 anos e na categoria Juvenil de 15 anos acima e foram avaliados os itens ritmo, condução, elegância, criatividade, expressão, movimentação, figurino e composição coreográfica.

Da região da 8ª ADR se classificaram para Etapa Regional em Caçador a EEB Deputado Augusto Bresola de Vargem com as coreografias da Professora Ana Paula Maziero, que conquistou o 1º Lugar na Dança de Salão Categoria infanti e o 1º Lugar Categoria Infantil Danças Populares/Folclóricas, com a Coreografia Chamego e União de Maria Bonita e Lampião. Se classificou ainda a EEB José Zanchetti de Abdon Batista, conquistando o segundo lugar na categoria infantil Danças Populares/Folclóricas, com a coreografia Alegria Cigana da professora Andrea Rodrigues.

Clarice explicou que o primeiro e o segundo lugares de cada categoria do Infantil e do Juvenil representarão suas escolas, seus municípios e a região na Etapa Regional que acontecerá na cidade de Caçador dias 24 e 25 de novembro. A Integradora informou sobre o resultado na 8ª ADR enfatizando que o Dança Catarina tem um alto nível de competidores.

Categoria Mirin: Dança Livre

1º Lugar: CME Recanto da Criança (Ponte Alta do Norte) com a Obra: Composição de uma melodia;
2º Lugar: EEB Santa Terezinha (Curitibanos) com a Obra: A minha outra Alice;
3º Lugar: CME José Anchieta (Ponte Alta do  Norte) com a Obra: Perdido no tempo.

Dança de Salão Infantil

1º Lugar: EEB Dep Augusto Bresola (Vargem);
2º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte);
3º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte);

Categoria Infantil: Dança Livre

1º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) com a Obra: Preconceito;
2º Lugar: EEB Prof Antônio Francisco de Campos (Curitibanos) com a Obra: Um amor para recordar;
3º Lugar: EEB Santa Terezinha (Curitibanos) com a Obra: Psicose.

Categoria Infantil: Dança Folclórica

1º Lugar: EEB Dep Augusto Bresola (Vargem) com a Obra: Chamego e união de Maria Bonita e Lampião;
2º Lugar: EEB José Zanchetti (Abdon Batista) com a Obra: Alegria Cigana;
3º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) com a Obra: Sou Índio e sou Brasileiro.

Categoria Juvenil: Dança Livre

1º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) com a Obra: Evolução do Funk;
2º Lugar: EEB Irmã Irene (Santa Cecília) com a Obra: Uma homenagem a tradição gaúcha.;
3º Lugar: EEB Dep Altir Webber de Mello (Curitibanos) com a Obra: Santa Catarina e o Contestado.

Dança de Salão Juvenil

1º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) ;
2º Lugar: EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte).

A Integradora Educacional da 8ª GERED/ADR, Clarice Luvison comentou que “Para que o evento tenha sucesso muitas pessoas devem ser parabenizadas, os Professores-Coreógrafos, Diretores das Escolas por apoiarem e buscarem maneiras e recursos para que o sonho desses alunos se tornem realidade. Essas atividades extracurriculares, voltadas a cultura são uma oportunidade única na vida dessas crianças, e com certeza serão jovens muito contribuirão com nossa sociedade”.

A prefeita de Vargem Milena Becher ficou muito feliz com o resultado do evento, “Foi uma noite memorável, foram meses de ensaios e o espetáculo aconteceu e as famílias vieram prestigiar, nós investimos em cultura em educação e em esporte e com isso beneficiamos os alunos, fomos premiados com duas primeiras colocações e isso só destaca o empenho dos nossos alunos, saímos daqui hoje com o dever cumprido”.

Vargem na Feira Estadual de Matemática

A EEB Deputado Augusto Bresola, de Vargem, classificou dois trabalhos para a Feira Estadual de Matemática que acontecerá na cidade de Massaranduba, nos dias 24, 25 e 26 de outubro do corrente ano. Os dois trabalhos tem como orientador o professor de matemática da Unidade Escolar Cristian Picinini Bitencourt.

Os trabalhos são: “A Matemática da Música”, Categoria: Ensino Fundamental Anos Finais. Modalidade: Matemática aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas. Expositores: Maria Eduarda Mendes e Luciana Cordeiro Maziero. Ano: 9º.

“Teorema de Pitágoras e Simetria com espelhos”, Categoria: Ensino Fundamental Anos Finais, Modalidade: Matemática aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas. Expositores: Giselle da Silva Passos e Caian Cesar Gazzola. Ano:9º.

Os dois trabalhos foram muito bem pontuados na Feira Regional de Matemática e almeja-se esse mesmo desempenho na estadual para tentar uma vaga para a próxima fase.

Comemoração do Dia das Crianças

No último dia 11 o Centro de Referência de Assistência Social – (CRAS), de Vargem proporcionou às crianças, atividades em comemoração ao seu dia.

Às crianças tiveram a oportunidade de assistir aos shows da turma do Mickey, Macha e Urso e Patrulha Canina e ainda participaram de vários jogos e saborearam um delicioso lanche.

Para a coordenadora do CRAS, Simone Carina Schmidt o Dia das crianças tem um significado especial, pois através desta e de outras atividades realizadas pelo centro é possivel proporcionar as crianças um monento de brincadeiras e também interação.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1551 de 18 de Outubro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui