Infância: Fase para ser feliz e aprender

Pais devem aproveitas a fase para ensinar os filhos sobre seus direitos e deveres

Quase todos os adultos já pensaram ao menos uma vez o quanto seria bom voltar a ser criança. É uma fase tão boa, sem muitas responsabilidades e sem contas para pagar. O dia 12 de outubro é data escolhida para comemorar o dia da criança, é um dia de muita alegria para a maioria delas, pois o presente é garantido. Mas a reflexão sobre esse assunto vai além da data comercial que aquece o mercado das lojas infantis, esta data deve relembrar a todos sobre os direitos e deveres instituídos por lei para as crianças e adolescentes. Na verdade esse momento nos leva a pensar sobre o que os pais devem fazer hoje para que no futuro seus filhos se tornam adultos responsáveis.

Atualmente é possível enxergar um cenário em que não há equilíbrio por parte dos pais, alguns pais são liberais e mimam seus filhos, ou os pais se tornam negligentes, e ambas as situações só prejudicam a formação da criança. Os extremos são prejudiciais. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA estabelece leis que não apenas ditam os direitos destes jovens, mas também apresentam os seus deveres, mostrando que o fato de serem de menor não os isenta de responsabilidades que correspondam a idade de cada um. E os pais são os principais responsáveis na educação dos filhos.

A psicóloga Carla Fabiana Campos Pereira reflete sobre esse assunto chamando a atenção dos pais para que estes contribuam para o desenvolvimento de crianças felizes e de adultos conscientes. Ao citar as palavras do psiquiatra Içami Tiba, Carla compara os filhos a um navio ancorado no porto que está prestes a partir e enfrentar o alto mar. A ilustração apresenta os filhos como este navio que necessitam de um porto seguro, que são os pais, mas embora os pais estejam juntos a seus filhos, em breve eles terão que seguir sua vida e enfrentar desafios sozinhos. “Nessa trajetória da vida, eles levarão consigo o exemplo vindo dos pais, desde que eram pequeninos. E os pais precisam prepará-los para seguir suas vidas”, afirma. E os pais podem preparar os filhos por ama-los, mas amar não significa dar tudo o que o filho quer e deixar que ele domine tudo, mas os pais ajudam por impor limites e regras que são fundamentais para seu desenvolvimento. Eles devem passar tempo de qualidade com os filhos ensinando bons valores e princípios que o ajudarão pelo longo da vida. Isso é uma demonstração de verdadeiro amor pelo filho.

Assim como existem pais que mimam e não impõe limites aos filhos, existem aqueles que são o contrário disso. Alguns pais negligenciam os cuidados com os filhos e delegam a responsabilidade de educa-los para a escola. Essa situação também é preocupante, filhos criados desta forma podem se envolver em uma série de problemas e ter traumas que o acompanharam até sua fase adulta, e irá refletir em seu comportamento e relacionamentos. Alguns jovens que foram vítimas de maus tratos, sofreram violência física ou verbal, foram abusados no âmbito familiar, acabaram se envolvendo com drogas e gerando um problema familiar e social. O envolvimento com as drogas abre o caminho para a evasão escolar, um problema que tem se tornando preocupante no município de Campos Novos, que tem nos últimos anos tem registrado um alto índice de jovens no mundo do crime.

Em casos e que a negligencia se torna evidente o Conselho Tutelar, órgão que zela e defende o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tomará as devidas providências para aconselhar as famílias e encaminha-las para centros de apoio para que consigam superar esta situação. O Conselho recebe as denúncias feitas por pessoas que presenciam maus tratos contra os filhos menores de 18 anos, ou mesmo da própria escola que aciona o Conselho quando percebe alguma situação que viole o estatuto.

A conselheira Karen, informa que as principais denúncias acontecem devido a negligencia de pais que não matriculam seus filhos na escola, ou quando não cuidam da saúde dos filhos, ou por abusos sexuais e uso de drogas. Mas Karen também relata que alguns pais procuram o Conselho em busca de ajuda para educar os filhos, mas não é esta a função do órgão. “Alguns pais não têm mais controle sobre os filhos e acionam o Conselho Tutelar para educar os filhos. Existe uma visão errônea sobre a entidade. Os pais são os principais responsáveis pelos filhos. Os pais precisam educar os filhos de forma correta desde pequenos, não adianta querer educar o filho apenas quando ele já está grandinho. Os pais não dão limites aos filhos, elas mandam nos pais e eles acabam cedendo é preciso manter o controle”, explica.

Este triste cenário mostra uma situação que deve alertar os pais, independente de sua classe econômica, sobre os cuidados que as crianças precisam. Criança precisa de amor, precisa de afeto, carinho, mas também precisa de limites, precisa de disciplina no grau correto. Eles precisam aprender a receber um Não. Uma boa criação contribui para um ambiente familiar feliz e para a promoção de uma sociedade rica em valores. O ECA apresenta os principais deveres e direitos que ajudam os pais e as crianças a trilhar num caminho de sucesso. Que neste dia das crianças os pais relembrem que o que eles fazem hoje terá reflexos na vida do filho para sempre.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1550 de 11 de Outubro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui