Patrulhamento Rural auxilia na diminuição da violência no campo

Patrulhamento rural acontece em Campos Novos através da Polícia Militar, com alguma estrutura, mas ainda necessita de empresas e pessoas que possam apoiar e investir em um projeto mais desenvolvido.

Criado a aproximadamente 3 anos o Patrulhamento Rural é uma iniciativa da Polícia Militar, para diminuir o número de ocorrência no meio rural. Encontrou-se a necessidade de criar uma área da polícia dedicada a este perímetro, para ser equipada de acordo com a necessidade apresentadas nas localidades, sendo Campos Novos o terceiro maior município do Estado e possuindo uma grande faixa rural.

O patrulhamento é feito 1 ou 2 vezes por semana com uma caminhonete (não muito utilizada, pois possui problemas mecânicos) e motos em dias sem chuva. Foram feitos, também, alguns patrulhamentos junto com a Polícia Ambiental de Erval do Oeste. Segundo Rodrigo Pedroso Capitão da 3ª Companhia da Policia Militar de Campos Novos, “quanto mais se divulga, quanto mais é intensificado, quanto mais ele é potencializando, quanto mais efetivos nós temos, estrutura e equipamentos, até os próprios criminosos acabam diminuindo a prática, pois, eles não sabem aonde e nem quando a PM vai estar naquele dia e local”.

Rodrigo Pedroso

“Hoje nós temos toda a estrutura: temos equipamentos, temos tablets, temos smartphones, temos tecnologia pioneira no Brasil, que é o PMSC mobile, temos armas, mas muitas vezes quando chove não temos como ir até o meio rural, quando a caminhonete está disponível a patrulha vai, mas se há algum problema mecânico aí é mais difícil”, comenta o Capitão.

Para ajudar na efetivação das ações antes de iniciar o projeto foram feitas visitas preventivas nas residências rurais, com um sistema geo-referenciado, com coordenadas geográficas, tendo hoje todo o mapeamento das localidades do meio rural.

Os números mostram que o Patrulhamento vem fazendo efeito, em 2014 ocorreram aproximadamente 30 roubos, já em 2018 temos apenas 10, reduzindo aproximadamente ⅔, deixando evidente que vem crescendo a ação da polícia no município. Rodrigo Pedroso fala sobre outros números que mostra a diminuição da criminalidade, “nós saímos 11 homicídios em 2014 para 2 este ano, nós saímos de 11 tentativas de homicídios em 2014 para 4 este ano. Na curva inversa nós temos um aumento de 5 ocorrência no tráfico de drogas para 45 neste ano, que nem fechou ainda, isso mostra a maneira mais incisiva que a polícia trata o tráfico de drogas”. A diminuição de roubos de gados também aconteceu, segundo o Capitão não foi registrado nenhuma ocorrência nos últimos 4 meses.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1551 de 18 de Outubro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui