Querido professor!

Outubro é um mês muito gostoso, é um mês que nos remete a pessoas e classes admiráveis e essências. Os agrônomos, tão importantes para a produtividade de alimentos no Brasil e no mundo. As crianças que nos encantam com sua doçura e inocência. Os médicos, tão importantes para nos ajudar a manter uma vida saudável. Mas tem uma classe especial que é a base de todas as outras profissões: Os professores.

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, uma data que deve ser lembrada sempre. Paciência, esforço, perseverança, não os falta para ter que lidar com as diferentes pessoas que passam por suas vidas. O que seria dos demais profissionais sem o querido professor? Todo mundo tem na recordação aquele professor que disse ou fez algo que lhe marcou. Aquele que criou uma musiquinha engraçada só pra ajudar você a lembrar aquela fórmula matemática. Aquele que te ensinou um ‘jeitinho’ mais fácil de aprender a tabuada. Aquele que, além de te ensinar, te protegia dos grandalhões que te faziam medo. Na escola, longe dos pais, são os professores que assumem o cuidado e ganham a confiança dos pequeninos.

São tantas as lembranças, até mesmo daqueles que faziam a linha dura, e te colocaram de castigo inúmeras vezes, e hoje você percebe que essa disciplina era realmente necessária, e por isso agradece. Durante boa parte da vida somos acompanhados pelos sábios mestres, e levamos um legado para o resto da vida. Aprendemos não apenas as matérias que vão cair nas provas, mas aprendemos outras qualidades como paciência e dedicação. Alguns servem de inspiração ao longo da vida.

Pelo trabalho que eles realizam, pelas lutas que eles enfrentam, essa classe merece todo o valor e respeito. O novo Plano Municipal de Educação é uma forma de mostrar aos profissionais da educação o quanto eles são importantes dentro de uma sociedade, eles são essenciais na formação do conhecimento do cidadão, e o poder público tem o dever de oferecer as melhores condições aos profissionais que contribuem para a educação de uma nação. Esse valor deve ser refletido não apenas na remuneração do fim do mês, mas também no modo em que eles são tratados.
Ensinar é doar-se, é doar tempo, doar conhecimento e doar sabedoria. A educação é a melhor herança que o ser humano pode receber e deixar. É um bem durável, que sobrevive ao tempo, não se desgasta e nunca acaba. E os professores, sejam eles de qualquer formação, são os portadores do saber, que quanto mais é dividido mais se multiplica.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, edição 1552 de 25 de Outubro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui