Terça-feira , 16 Outubro 2018
Home / Saúde / Rede Feminina de Campos Novos prepara programação especial para o Outubro Rosa

Rede Feminina de Campos Novos prepara programação especial para o Outubro Rosa

Dedicado ao combate ao câncer, o mês de outubro será cheio de atividades em alusão ao tema

O movimento internacional Outubro Rosa começou na década de 1990 sendo criado para estimular o combate e o controle do câncer de mama, a segunda doença mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. O mês de outubro se aproxima e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos, com o tema ‘A vida gosta de quem gosta da vida! Cuide-se! Você é vida!’, preparou uma programação voltada para conscientização sobre a doença e para incentivar a população a conhecer os principais métodos de prevenção e rastreamento, para facilitar o diagnóstico precoce, e, consequentemente, diminuir o número de mortes.

A Campanha da Rede envolve a realização de encontros e palestras educativas nas comunidades e empresas. O Dia D de Saúde acontece no dia 27 nas Unidades de saúde com o atendimento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Infelizmente, algumas mulheres ignoram os riscos envolvidos, e evitam até mesmo condutas preventivas que podem começar mesmo em casa. As campanhas constantes sobre a doença pretendem difundir, entre outras coisas, a necessidade de cuidar da própria saúde. O Ministério da Saúde recomenda que essas informações sejam conhecidas pela população e que sejam desmitificados alguns conceitos relativos ao câncer de mama.

A campanha nacional enfatiza a importância das mulheres conhecerem suas mamas e atentar à qualquer alteração. Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente, para mulheres de qualquer idade, a realização deste exame.

Programação do Outubro Rosa

1 de outubro/ 19h

Abertura do Outubro Rosa com palestra da Dra. Natália Gehrke Gomes e show palestra: Menina Moça Mulher… Doces Recordações, com Lucyan Maryan. Local: Associação Copercampos. Ingresso será uma peça de roupa para o brechó da RFCC;

2 de outubro

Visitas ao hospital Dr. José Athanázio e Clínica santa Clara no setor de mamografia;

6 de outubro/ 10h

Abraço Rosa com participação da Fanfarra de Campos Novos. Todos estão convidados. Local: Praça Lauro Muller;

23 de outubro/ 19h30;

Palestra com a prof. Jéssica Romero Mota – Empoderamento e Importância da Mulher na Sociedade. Local: UNOESC Campos Novos.

25 de outubro/ 19h

Missa em ação de graças. Local: Santuário de Aparecida;

27 de outubro

Dia D de Saúde nas unidades de saúde, das 8h as 12h e de 13h as 16h, com atendimento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1548 de 27 de Setembro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *