Exame laboratoriais de PSA aumentam devido as campanhas de prevenção ao Câncer de Próstata

Blood sample positive with PSA (Prostate-specific antigen) test

O Novembro Azul chegou para chamar a atenção da classe masculina sobre os perigos da doença.

O mês de novembro já começou e junto com ele vem a Campanha Nacional que alerta a classe masculina sobre os cuidados com a saúde, dando enfoque a prevenção do câncer de próstata, que tem acometido muitos homens. A próstata é o órgão masculino mais suscetível a tumor e para prevenir e buscar um diagnóstico deve ser realizado o exame de PSA, que mede a dosagem do antígeno especifico da próstata no sangue. Além do exame de PSA os médicos podem também pedir uma ultrassonografia e o exame de toque retal. Através destes exames é possível identificar cerca de 98% das doenças prostáticas. Durante todo esse mês o município irá ‘vestir a camisa do Novembro Azul’, incentivando todos os homens a fazer exames preventivos, por isso que neste mês os exames laboratoriais de PSA aumentam consideravelmente.

O Novembro Azul leva aos homens uma mensagem positiva e ao mesmo tempo gera uma cobrança sadia com o objetivo de sensibiliza-los sobre a importância de cuidar de si. Diferente do que a maioria pensa, os homens adoecem sim, por mais que eles queiram ter fama de super-homem, os fatos mostram que todos eles são tão suscetíveis as doenças quanto as mulheres. Os homens possuem uma certa resistência a ir ao médico e realizar exames preventivos, talvez por uma questão cultural, mas é de fundamental importância o diagnóstico precoce, não apenas do câncer de próstata, mas de qualquer outra doença.

Os médicos defendem a medicina preventiva pois quando as enfermidades são descobertas em fase inicial o tratamento é mais leve e as chances de cura são maiores. Além disso é benéfico para o paciente que não precisará se submeter a tratamentos longos e dispendiosos, além de minimizar as sequelas deixadas pelas doença.

Carlos Vicente Becker

A saúde do homem é muito mais do que somente a próstata, pois doenças cardiovasculares acometem os homens gerando problemas de hipertensão, infarto e AVC, devido altos índices lipídicos que é o colesterol ruim e os triglicerídeos, além de abusarem do álcool e do tabagismo. Todos esses fatores apresentados são grandes vilões da saúde, causando perda na qualidade de vida dessas pessoas. O bioquímico Carlos Vicente Becker, que atua no Laboratório Becker, conta que através dos exames clínicos é possível diagnosticar um grande número de doenças perigosas. Além do exame de PSA, que acusa alterações na próstata, existem outros exames que indicam outras enfermidades, como diabetes e Dst’s, algumas decorrentes de atividades prejudiciais e irresponsáveis.

Por serem os mais relapsos quando o assunto é saúde, os homens devem aproveitar essa oportunidade para ir ao médico e verificar de forma preventiva como está a saúde. O enfoque dado ao câncer de próstata se dá por ser uma doença silenciosa, que só apresenta sintomas quando está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Segundo o bioquímico Carlos, o cuidado com relação a este tipo de câncer deve ser feito a partir dos 40 anos. “A próstata vai aumentando seu tamanho a partir da adolescência devido a ação da testosterona, por isso é comum o câncer de próstata, devido a hiperplasia, principalmente em homens com mais de 45 anos. Os homens precisam ter muito cuidado com a saúde e prevenção, pois a maioria será afetado pela a doença. É preciso o quanto antes verificar a situação para que seja feito um trabalho preventivo. Um dos grandes perigos são as metástases, pois como a próstata está localizada próxima de vários órgãos é possível que ele se espalhe”, explica.

Diante dos riscos é sábio que todos, independente da idade, se esforcem em buscar hábitos saudáveis que promovam a boa saúde. Evitar o abuso do álcool e cigarro, e a pratica de atividades físicas são fatores que colaboram com a saúde de todos, sejam homens ou mulheres. Aliado a isso, é importante ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, principalmente a partir dos 40 anos. Para saber como anda a saúde do paciente o médico provavelmente prescreverá exames clínicos. E com relação ao câncer de próstata, o município em parceria com os laboratórios ofertam neste mês exames gratuitos de PSA, mas estes exames devem ser feitos com recomendação médica. Devido as campanhas do Novembro Azul, o Laboratório Becker realiza mais 500 exames. Essas ações vêm ao encontro das necessidades dos homens, que gratuitamente podem fazer um acompanhamento preventivo de doenças.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1554 de 08 de Novembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui