Terça-feira , 19 Março 2019
Home / Saúde / Artrose X Viscossuplementação Articular: Tratamento moderno e seguro

Artrose X Viscossuplementação Articular: Tratamento moderno e seguro

A viscossuplementação é o uso intra-articular do ácido hialurônico para tratamento da artrose, visando alívio da dor, melhora da mobilidade e aumento da qualidade de vida do paciente.

Dr. Gustavo Falcão Cristofoli

A incidência da artrose vem aumentando cada vez mais e acomete a maioria dos indivíduos acima de 50 anos. Por isso, o tema merece total atenção dos especialistas e ao menor sinal de dor, crepitação, edema e redução de movimento articular, o médico ortopedista deve ser procurado. A artrose é a degeneração progressiva das articulações. Os principais fatores relacionados à artrose são a idade, excesso de peso que acarreta em sobrecarga mecânica das articulações e traumatismos prévios. O processo evolutivo da doença pode levar à completa imobilidade do portador concomitante com aumento significativo da dor e da incapacidade funcional.

Em contrapartida os tratamentos para artrose estão cada vez mais avançados e com ótimos resultados, permitindo ao paciente a recuperação da qualidade de vida perdida. A viscossuplementação de ácido hialurônico consiste na reposição das propriedades biológicas do líquido sinovial e pode ser uma excelente alternativa para tratar a artrose, trazendo amplos benefícios, dentre eles: a melhora da lubrificação e viscoelasticidade do líquido sinovial, resultando em ganho de amplitude de movimento articular e maior capacidade de absorção de impacto, Efeito analgésico; Efeito anti-inflamatório; Condro-proteção, aumentando o volume da cartilagem e melhorando sua qualidade.

Os melhores candidatos para tal procedimento são pessoas que persistem com o quadro de dor após o tratamento conservador (fisioterapia, medicamentos, mudanças do hábito de vida), pessoas que apresentam contra-indicações á anti-inflamatórios, pessoas que não apresentam indicações cirúrgicas e para aquelas pessoas que necessitam adiar a cirurgia. A viscossplementação pode ser realizada ambulatorialmente com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. O ácido hialurônico é injetado na cavidade articular, podendo ser em dose única ou uma sequência de infiltrações, a depender do tipo e marca do produto utilizado. O paciente poderá retornar as suas atividades normais imediatamente após o procedimento, devendo evitar suporte de peso extenuante e prolongado nos primeiros dias após cada aplicação.

Este tratamento já é realidade em Campos Novos, podendo ser encontrado na clínica OrtoClin – Ortopedia e Traumatologia. Em recente viagem, Dr. Gustavo Falcão Cristofoli, participou do 50º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 15, 16 e 17 de Novembro. Neste evento que reuniu os principais líderes da ortopedia nacional e internacional, foram discutidos muitos métodos e avanços que visam melhoria no tratamento de doenças ortopédicas e lesões traumáticas. “A viscossuplementação articular foi um dos temas bastante discutido no último congresso.” comentou Dr. Gustavo.

A infiltração do ácido hialurônico apresenta efeito analgésico lento, notado especialmente após 4 semanas do procedimento, porém duradouro, podendo perdurar de 6 meses a até 2 anos. No entanto, a eficácia varia de paciente para paciente, como destacou Dr. Gustavo. “A melhora depende do grau da lesão de cada paciente. O paciente com um quadro inicial de artrose, geralmente apresentará resultado mais satisfatório que o paciente portador de uma lesão mais avançada”, explicou.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse procedimento pode agendar uma consulta com o Dr. Gustavo Falcão Cristofoli, médico Ortopedista e Traumatologista que atua nos municípios de Campos Novos e Capinzal.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1558 de 06 de Dezembro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *